CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Quinta-feira, 30 Maio de 2002, 00h23
terraesportes@terra.com.br

A decadência do Rio


O basquete carioca está indo para o buraco. Depois do Botafogo, agora é a vez do Flamengo que pode fechar as portas. O Vasco afunda na crise dos salários e o Fluminense está prestes a perder o seu principal jogador.

O que deveria ter sido um modelo de desenvolvimento do basquete, aliando times a grandes torcidas, agora está agonizando. O caso mais recente é o do Flamengo. O clube ainda não decidiu se vai manter a equipe, mas alguns jogadores nem vão esperar a decisão para arrumar as malas.

Nesta quarta-feira, o armador Ratto e o pivô Janjão acertaram transferência para o Universo, time de Goiás dirigido pelo técnico Alberto Bial. É o começo do desmanche que pode acabar com o basquete do Flamengo.

A peça-chave para o futuro do time é Oscar, que havia anunciado o fim da carreira após o Nacional mas desistiu, em razão do escândalo de Ribeirão Preto. O Mão Santa ainda não esclareceu o seu futuro. Sem ele, é quase certo que o Flamengo derruba a tabela.

O time da Gávea ainda vive uma situação inusitada. Parte da diretoria quer acabar com o basquete para usar a verba de R$ 250 mil mensais para cobrir o rombo do departamento de futebol. Esse dinheiro seria aplicado, principalmente, para quitar dívidas com o iugoslavo Petkovic.

O colapso financeiro do basquete carioca há muito tempo afeta o Vasco. Não é de hoje que os jogadores e o técnico Hélio Rubens revelam o drama dos salários atrasados. Após o Nacional, é incerto o futuro da equipe.

E o mesmo pode ocorrer com o Fluminense. Não que o time abandone os campeonatos, mas poderá ter o seu potencial bastante reduzido. Isso se deve à expectativa da saída do ala Marcelinho, que vai tentar um vaga na NBA através das peneiras de verão. Ele já tem convite para disputar alguns jogos pelo Portland Trail Blazers.

Em tempos de Caixão no futebol carioca, o basquete do Rio parece estar enciumado.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos