CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Sábado, 25 Maio de 2002, 21h31
terraesportes@terra.com.br

Coração de campeões


Quatro finalistas, três memoráveis corações. As duas últimas partidas das finais de Conferência da NBA foram históricas. O massacre do Sacramento, a resistência do Lakers e a incrível e sensacional virada do Boston. Dois momentos inesquecíveis.

O grande barato desta rodada foi o espírito guerreiro do Boston Celtics. Depois de estar perdendo por 26 pontos, conseguiu a vitória com uma reação fantástica no quarto período, quando marcou 41 pontos. O New Jersey Nets comprovou sua imaturidade, mesmo com o "MVP" Jason Kidd, que não foi capaz de assegurar um resultado que parecia garantido desde os primeiros minutos.

O Boston comemorou com razão, mas exagerou na dose. Foi apenas a segunda vitória numa série bastante equilibrada. Não faz sentido toda a euforia agora. Com certeza, isso será levado em conta pelo Nets para a partida desta segunda-feira, novamente na casa do Celtics.

Comemoração semelhante ocorreu com o Sacramento Kings. Seus jogadores respondiam à torcida de Los Angeles a cada cesta. Chris Webber chegou a mandar a galera calar a boca nos instantes finais, quando o Lakers esboçou uma reação, após estar perdendo por 27 pontos.

O atual bicampeão levou um banho de bola, mas nem por isso entregou os pontos. Em mais um momento memorável, conseguiu marcar 14 pontos em menos de um minuto no quarto período, graças a uma marcação pressão na saída de bola e à pontaria nos lances de três pontos que fez falta no restante do jogo.

O Lakers não está morto, foi a resposta ao Kings. O time de Sacramento, porém, mostrou-se mais preparado para fechar a série, que começou com a supremacia do estrategista Phil Jackson, com a vitória fora de casa. Depois, porém, o técnico zen levou um verdadeiro nó tático do Kings, e está enrolado até agora.

A arma do Sacramento, além de contar com seu poderoso ataque, foi uma defesa afiada. Principalmente para anular Kobe Bryant. O Lakers pecou ainda em diminuir a concentração de jogadas com Shaquille O'Neal. Exagerou nos arremessos de fora, quando o pivô dominava o garrafão.

Se ainda acredita no tri, o Lakers terá que se voltar para Shaq. Reações desesperadas como nos dois últimos jogos não surtirão efeito contra um Kings que reencontrou seu jogo e que este ano venceu todos os cinco jogos de playoff fora de casa. E o próximo será novamente como visitante, neste domingo, no Staples de LA.

Se a NBA tinha sua técnica contestada nos últimos anos, não se pode dizer que falta coração aos atuais jogadores. Isso, eles têm de sobra!

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos