CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Domingo, 28 Abril de 2002, 17h02
terraesportes@terra.com.br

Nenê a um passo da NBA


Nenê impressionou os olheiros da NBA em sua aventura nos EUA. Após abandonar o Vasco, ele viajou a Cleveland, onde participou de diversas sessões especialmente desenvolvidas para observar os principais candidatos da seleção universitária deste ano. E causou impacto.

Esse desempenho até mesmo surpreendente foi relatado à coluna pelo internauta Francisco Serra Sitja, de Porto Alegre. Ele descobriu uma relação, de um especialista em draft, que coloca o pivô brasileiro como o 12º jogador. Trata-se de uma posição privilegiada, ainda mais na primeira rodada!

O especialista citado pelo internauta é o colunista Sean Deveney, do site sportingnews.com. O jornalista norte-americano diz que os "scouts" dos olheiros são muito favoráveis a Nenê, o que dá a perspectiva de ser escolhido tão cedo. Porém, não revela os números de seu desempenho nos testes.

Se um bom comentário ajuda, Deveney fez questão de citar que Nenê teve grande atuação contra a seleção norte-americana no Goodwill Games de 2001, na Austrália.

Em coluna de 27 de março, um outro especialista, do site nbadraft.net (neste domingo, porém, estava inacessível) , citava Nenê como o segundo melhor estrangeiro entre os principais candidatos. O primeiro "gringo" na relação é o gigante chinês Yao Ming, de 2,25 metros, cotado para ser o segundo jogador escolhido na relação do Sporting News.

Mas apenas os bons resultados no "scout" podem não ser suficientes para Nenê. O colunista Sean Deveney é cauteloso ao constatar a situação do brasileiro, que ainda tem contrato a cumprir com o Vasco até 2003. O clube carioca já notificou a CBB (Confederação Brasileira) e a Fiba (Federação Internacional) sobre o problema.

Uma projeção pessimista dá conta que cerca de 3 mil norte-americanos estão em condições de serem selecionados no draft. O que dá uma dimensão da concorrência. E mostra também a exigência dos times na hora de fazer a escolha. Por isso, a ameaça de selecionar um jogador que mais tarde poderá ser impedido de atuar por razões contratuais já é suficiente para, ao menos, levantar a dúvida na cabeça dos dirigentes.

Fora isso, Nenê está bem perto de se tornar o primeiro brasileiro na NBA. Não vamos aqui contar as passagens relâmpago de Rolando (Portland) e Pipoca (na época em que fez uma única partida pelo Dallas Mavericks, eraassim mesmo que se escrevia, sem o "k").

A data limite para a inscrição no draft é 12 de maio. Por enquanto, nada impede que Nenê seja relacionado, nem mesmo as ações do Vasco junto às entidades do basquete. A escolha será em 26 de junho. Até lá, o brasileiro terá conviver com a ansiedade pela escolha e o drama de uma eventual proibição de atuar nos EUA, que pode partir da Fiba.

PS: Aproveito para agradecer a mensagem de Francisco Serra Sitja.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos