Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time
Publicidade

Textor vence processo nos EUA e diz que voltou a ser dono de 90% da SAF do Botafogo; entenda

John Textor obteve, nesta quinta-feira (17), uma decisão favorável na Justiça dos Estados Unidos em meio à disputa pelo controle da SAF do Botafogo

17 set 2026 - 20h57
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Justiça dos EUA reconheceu John Textor como dono de 90% das ações com direito a voto da SAF do Botafogo, após processo contra a Eagle Bidco por descumprimento contratual. Textor afirmou ter retomado o controle do clube e espera validação no Brasil. Contudo, a retomada não é imediata: a Justiça do Rio suspendeu os direitos políticos da empresa em abril, instituindo gestão interina, enquanto o clube negociava a entrada da investidora GDA Luma, mantendo o caso em disputa nos tribunais brasileiros.
Vitor Silva/Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
Foto: Esporte News Mundo

John Textor obteve, nesta quinta-feira (17), uma decisão favorável na Justiça dos Estados Unidos em meio à disputa pelo controle da SAF do Botafogo. A juíza Danielle Sherriff, da Corte de Palm Beach, na Flórida, declarou que o empresário é proprietário de 90% das ações ordinárias de classe B da SAF alvinegra. A participação corresponde a 90% do capital social e dá direito a voto.

A decisão está relacionada ao processo movido por Textor contra a Eagle Football Holdings Bidco, empresa que detinha os direitos sobre os 90% da SAF do Botafogo. O empresário alegava que a transferência das ações prevista em contrato de novembro de 2022 não havia sido concluída, entre outros motivos, pelo não pagamento da contraprestação prevista no acordo.

Após a decisão, Textor afirmou que considera encerrada a disputa pela propriedade da Eagle Bidco e declarou que voltou a ser dono de 90% da SAF do Botafogo. Em comunicado, o norte-americano também disse esperar que a decisão da Justiça dos Estados Unidos seja reconhecida e respeitada pelas autoridades brasileiras e pelas partes envolvidas no clube.

"A disputa pela propriedade da Eagle Bidco acabou, e eu tenho o prazer de confirmar que sou novamente dono de 90% da Botafogo SAF", afirmou Textor, em declaração divulgada após a decisão.

Apesar da vitória nos Estados Unidos, o cenário jurídico no Brasil permanece em disputa. Desde abril, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão dos direitos políticos da Eagle na SAF do Botafogo, impedindo a empresa de exercer suas prerrogativas societárias. A medida também estabeleceu uma gestão interina para a companhia.

Dessa forma, a decisão proferida na Flórida não significa, automaticamente, uma retomada imediata do controle da SAF por Textor no Brasil. O empresário espera que o entendimento da Justiça norte-americana seja considerado nos processos que tramitam no país.

Os outros 10% da SAF pertencem ao Botafogo Social. Paralelamente à disputa judicial, o clube passa por um processo de transição envolvendo a GDA Luma, ligada ao empresário mexicano Gabriel de Alba, que foi indicada como nova investidora da SAF. A transferência definitiva dos 90% das ações, contudo, ainda estava em processo de conclusão.

Com a nova decisão, a disputa pelo controle da SAF do Botafogo ganha um novo capítulo e deverá continuar também nos tribunais brasileiros. O Botafogo ainda não havia se manifestado oficialmente sobre a decisão norte-americana até a publicação desta matéria.

Esporte News Mundo
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra