PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Desejo do Botafogo, Medina pode oferecer diferentes opções táticas a Tiago Nunes

Jovem jogador ajudou o Boca Juniors a alcançar a final da Libertadores de 2023

24 dez 2023 - 09h30
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O Botafogo fez uma proposta ao argentino Cristian Medina, do Boca Juniors, jogador que pode oferecer diferentes opções táticas ao técnico Tiago Nunes. O meio-campista de 21 anos tem como uma das grandes virtudes a versatilidade, com capacidade de exercer variadas funções em campo. O atleta tem características que costumam agradar qualquer treinador.

Foto: Lance!

Revelado nas categorias de base do clube argentino, Medina subiu para os profissionais do Boca em 2020, como um meia-central. Ao longo dos 130 jogos com a camisa xeneize, o jovem já atuou como segundo volante, meia ofensivo e aberto pelos dois lados do campo. Na última temporada, foi frequentemente utilizado pela meia direita, inclusive na trajetória da equipe até a final da Libertadores.

Alguns jornais argentinos já descreveram Cristian como um "todo-campista", justamente pela capacidade de atuar em diferentes setores do campo e se destacar com ou sem a bola. Além de cumprir importante papel defensivo, Medina é um bom armador e chega com força ao ataque. O argentino tem apenas seis gols na carreira profissional, mas cinco foram justamente na última temporada, mostrando como passou a pisar na área adversária com mais frequência.

Tiago Nunes chegou ao Botafogo já na reta final da última temporada e vai ter o início de 2024 para tentar dar a sua cara à equipe alvinegra. Caso Medina seja contratado, o treinador poderá testar diferentes alternativas. O argentino poderia atuar ao lado de outro volante, como Danilo Barbosa ou Marlon Freitas, dando liberdade para um camisa 10, exemplo de Eduardo. O jovem também seria capaz de formar uma trinca no meio-campo, acompanhado de jogadores como Danilo e Tchê-Tchê. Por fim, ele ainda ofereceria a possibilidade de ser escalado aberto pela direita em um 4-2-3-1 ou 4-4-2, cumprindo um papel tático importante.

O Boca, que alcançou a final da última Libertadores sob o comando de Jorge Almirón, atuava em um 4-4-2. Os xarás Ezequiel Fernández e Pol Fernández faziam a dupla de volantes. Medina caía mais pela direita, com Valentín Barco pela esquerda. No entanto, o alvo do Botafogo tinha mais responsabilidades defensivas do que o companheiro do lado oposto do campo.

A negociação por Medina não deve ser fácil. Segundo o Transfermarkt, o jovem jogador está avaliado em 8,5 milhões de euros (cerca de R$ 45,5 milhões na cotação atual). O argentino tem contrato com o Boca Juniors até dezembro de 2027 e já foi especulado em clubes europeus, como Real Sociedad, da Espanha, e Wolverhampton, da Inglaterra.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade