PUBLICIDADE

Morre Jerry West, lenda do esporte que inspirou logo da NBA, aos 86 anos

West se destacou pelo Minneapolis/Los Angeles Lakers, clube que defendeu ao longo de 14 anos na NBA

12 jun 2024 - 15h06
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Jerry West se destacou pelos Lakers
Jerry West se destacou pelos Lakers
Foto: Divulgação/Lakers / Esporte News Mundo

Dia triste para o basquete mundial. Nesta quarta-feira, Jerry West, lenda do esporte e dos Los Angeles Lakers, morreu aos 86 anos de idade. A causa da morte do ex-jogador ainda não confirmada.

West é considerado um dos maiores jogadores da história do esporte. Sua importância foi imortalizada no logo da NBA, com a sua silhueta sendo a representação da liga de basquete mais famosa do mundo.

West se destacou pelo Minneapolis/Los Angeles Lakers, clube que defendeu ao longo de 14 anos na NBA, marcando 25.192 pontos. Ele ainda participou do All-Star Game em todas as temporadas da carreira. Além disso, é o único atleta eleito MVP das finais da NBA mesmo sendo vice-campeão, em 1969.

Para além da NBA, Jerry West também foi medalhista de ouro com a seleção de basquete dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Roma, em 1960, em Roma, e também nos Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago.

Fora das quadras, ele foi um dos responsáveis pela dinastia "Showtime" do Los Angeles Lakers, conquistando cinco campeonatos na década de 1980, com equipe liderada por Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy. Inclusive, West foi fundamental para a contratação de Kobe Bryant, Shaquille O'Neal e Phil Jackson para os Lakers entre 1996 e 2000.

Nota da NBA sobre Jerry West

Em nota, o comissário da NBA, Adam Silver, relembrou os feitos históricos de Jerry West e declarou que ele deixa um "legado de conquistas".

"Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura definidora em nossa liga por mais de 60 anos. Ele se destacou não apenas como campeão da NBA e All-Star em todas as 14 temporadas em que jogou, mas também como um competidor consumado que abraçou os maiores momentos. Ele foi o primeiro MVP das finais da liga e fez da preparação para a ocasião sua qualidade característica, o que lhe valeu o apelido de 'Sr. Embreagem'.

As quatro décadas de Jerry no Lakers também incluíram uma passagem de sucesso como treinador principal e uma passagem notável na diretoria que consolidou sua reputação como um dos maiores executivos da história do esporte. Ele ajudou a construir oito equipes campeãs durante sua gestão na NBA - um legado de conquistas que reflete sua excelência em quadra. E ele será consagrado em outubro no Naismith Basketball Hall of Fame como contribuidor, tornando-se a primeira pessoa a ser indicada como jogador e contribuidor.

Valorizei minha amizade com Jerry e o conhecimento que ele compartilhou comigo ao longo de muitos anos sobre o basquete e a vida. Em nome da NBA, enviamos nossas mais profundas condolências à esposa de Jerry, Karen, à sua família e aos seus muitos amigos na comunidade da NBA."

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade