PUBLICIDADE

Boston Celtics vence Dallas Mavericks e fica a um jogo do título

Dallas assustou no quarto decisivo, mas terceiro período dominante foi crucial para a terceira vitória de Boston na série.

13 jun 2024 - 06h36
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Jayson Tatum anotou 31 pontos na vitória de Boston sobre Dallas no jogo 3 da final da NBA
Jayson Tatum anotou 31 pontos na vitória de Boston sobre Dallas no jogo 3 da final da NBA
Foto: Redes Sociais/Boston Celtics / Esporte News Mundo

Um único jogo separa o Boston Celtics do título da NBA de 2024 após a vitória sobre o Dallas Maverics, no Texas, por 106 a 99 no jogo três da série. A equipe teve mais uma grande atuação coletiva, mesmo sem Kristaps Porzings, e conseguiu conter a tentativa de reação tardia dos donos da casa no último quarto. A série terá seu quarto, e possível último jogo, na sexta-feira, dia 14, ainda em Dallas.

Kristaps Porzings ficou fora do jogo três por conta de uma luxação na perna esquerda causada pelo rompimento do retináculo medial da tíbia, e é tido como um provável para os Celtics na corrida pelo título.

Luka Doncic, apesar de um grande jogo, foi ejetado da partida por exceder o limite de faltas na metade final do último quarto e desfalcou a equipe nos últimos quatro minutos. Essa foi apenas a terceira vez que a estrela de 25 anos foi expulsa de uma partida, a primeira em playoffs na NBA.

Boston Celtics 106 x 99 Dallas Mavericks

O começo de jogo mostrou a equipe de Jason Kidd muito diferente dos dois confrontos em Boston. Com a marcação de Luka em Derrick White e com o garrafão sempre protegido e uma rápida cobertura no perímetro, os donos da casa forçaram uma série de erros de Boston, que ficou limitado a apenas 9 pontos em mais de seis minutos. Mas precisou de apenas um minuto de Doncic no banco para a dupla JayJay entrar em ação e diminuir a diferença, que chegou aos 12, para apenas 6. Doncic logo voltou à quadra, claramente cansado, mas não foi capaz de para o ímpeto do Celtics com um Jayson Tatum, criticado pela baixa pontuação na série, já com 13 pontos.

No início do segundo tempo o jogo foi resumido pela grande intensidade defensiva. Com as duas defesas muito bem encaixadas, os dois times ficaram num 5 a 5 até a metade do quarto. Jayson Tatum apareceu com duas belas jogadas individuais para colocar mais fogo no jogo novamente quando Doncic descansou, mas dessa vez Kyrie Irving deu conta do recado: com três belas bolas de três em sequência, o armador segurou as pontas no ataque de Dallas até o esloveno retornar para a quadra. O jogo se manteve equilibrado até o fim do quarto com apenas um ponto de diferença.

A volta do intervalo trouxe uma disputa dos dois times em quadra. Cada cesta convertida era prontamente respondida do outro lado, sem demora. Mas um turnover de Kyrie, que errou um passe para P.J. Washington, deu início a uma sequência de 10 a 2 que deu outra cara ao jogo. Em desvantagem, Dallas continuou com a super dependência da dupla Luka e Kyrie, mas teve grandes problemas com a série de erros de ataque cometidos pelos dois. A cada posse, a distância, mesmo que não aumentasse, parecia cada vez mais longínqua para uma reação dos donos da casa, que viram até mesmo Xavier Tillman anotar uma bola do perímetro para colocar a vantagem em 15 pontos para o quarto decisivo.

Apesar de um início péssimo que deu margem para Boston abrir 21 pontos de vantagem ainda nos minutos iniciais, os Mavs não se deram por vencidos e foram atrás do jogo. Com a entrada, mesmo que tardia, de P.J. Washington no leque de pontuadores, o time foi ponto a ponto em busca de resgatar a partida. Mas um quarto desastroso de Luka Doncic atrapalho os planos da equipe. Depois de 4 faltas em menos de 8 minutos, o esloveno foi ejetado ao atingir 6 durante todo o jogo. Kyrie assumiu o posto e ainda conseguiu, com boas jogadas com Dereck Lively, deixar o jogo a dois pontos.

No minuto final, Jaylen Brown anotou dois pontos de meia distância e aumentou a distância para 4 pontos que condicionaram o restante do jogo. Foram três bolas do perímetro de Dallas, com Kyrie, Washington e Tim Hardaway, desperdiçadas em sequência, e o Boston Celtics sacramentou a vitória, abriu três a zero na série e está a um jogo do título da NBA.

Destaques

A dupla JayJay apareceu com 61 pontos na noite para garantir o jogo 3 na casa dos Mavericks: Jayson Tatum, muito criticado nos dois jogos em casa pelas baixas pontuações, foi o cestinha da equipe com 31 pontos, além de anotar 6 rebotes e 5 assistências. Jaylen Brown terminou com 30 pontos, 8 rebotes e 8 assistências.

Apesar da derrota, Dallas pôde ver Kyrie Irving finalmente entrar na série. Foram 35 pontos para o veterano após ter média de 14 nos dois primeiros jogos. Luka anotou 27 pontos, 6 rebote e 6 assistências na noite e o novato Dereck Lively entregou um duplo duplo de 11 pontos e 13 rebotes.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade