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Wehrlein mantém domínio da Porsche na Fórmula E e vence eP de Diriyah 2

Em três corridas na temporada, Pascal Wehrlein e Jake Dennis garantiram as duas primeiras colocações pela terceira vez. Assim como na véspera, o alemão da Porsche segurou a liderança para triunfar no fim — e de quebra, assumir a liderança do campeonato

28 jan 2023 - 16h10
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Pascal Wehrlein venceu as duas na rodada dupla da Fórmula E em Diriyah
Pascal Wehrlein venceu as duas na rodada dupla da Fórmula E em Diriyah
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

A primeira rodada dupla da Fórmula E chegou ao fim neste sábado (28), com a realização do eP de Diriyah 2, equivalente à terceira etapa da temporada 2022/2023. Pascal Wehrlein garantiu a segunda vitória do fim de semana para a Porsche, enquanto Jake Dennis terminou na segunda colocação e repetiu os dois primeiros colocados do dia anterior. Por fim, René Rast completou o pódio com a McLaren.

A segunda disputa do fim de semana nas ruas da Arábia Saudita apresentou a confirmação de um cenário visto no dia anterior — e na abertura do campeonato, na Cidade do México. Os trens de força da Porsche ditam o ritmo na categoria, e pela terceira vez em três corridas, os dois primeiros colocados foram Wehrlein e Dennis. Até agora, apenas o terceiro colocado variou: Lucas Di Grassi, Sam Bird e René Rast.

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Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara, os dois brasileiros do grid, tiveram mais um dia nada agradável em Diriyah. Os dois permaneceram no fundo do pelotão durante boa parte da corrida e não conseguiram ganhar posições, terminando em 15º e 17º, respectivamente. No fim, os dois deixam a Arábia Saudita zerados.

A próxima etapa da Fórmula E representará a primeira estreia da temporada na categoria. O eP de Hyderabad, na Índia, tem corrida marcada para o dia 11 de fevereiro, às 6h30 (horário de Brasília). Você acompanha a cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

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A Fórmula E encerrou sua primeira rodada dupla da temporada neste sábado, em Diriyah
A Fórmula E encerrou sua primeira rodada dupla da temporada neste sábado, em Diriyah
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Confira como foi o eP de Diriyah 2:

A corrida começou com Mitch Evans partindo para cima de Jake Hughes logo na primeira curva e tomando a primeira posição, em uma largada sem maiores incidentes. Ao contrário do dia anterior, a primeira volta transcorreu normalmente, sem a necessidade de entrada do safety-car.

Na segunda volta, o top-10 tinha: Evans, Hughes, René Rast, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Sébastien Buemi, Jake Dennis, Sam Bird, Stoffel Vandoorne e Maximilian Günther, nessa ordem.

Kelvin van der Linde estreou o modo ataque logo na quarta volta, optando por 2min de energia. Neste momento, a volta mais rápida da prova pertencia a António Félix da Costa, o 16º, com 1min11s540.

Enquanto Evans tentava abrir distância para o segundo colocado Hughes, Wehrlein colou de vez em Rast e passou a pressionar o alemão pelo terceiro lugar. No fundo do pelotão, André Lotterer fez um belo movimento de ultrapassagem e deixou Oliver Rowland para trás pela 18ª posição — de quebra, tomou a volta mais rápida, com 1min10s971.

Bird deu mostras de que poderia brigar pelo pódio novamente, mas terminou em quarto
Bird deu mostras de que poderia brigar pelo pódio novamente, mas terminou em quarto
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Os dois pilotos ativaram o modo de ataque na oitava volta, ambos com 1min de potência extra. No entanto, não foi o suficiente para ganhar posições — Rowland, inclusive, perdeu o 19º posto para o companheiro Lucas Di Grassi. Os dois pilotos da NIO, Dan Ticktum e Sérgio Sette Câmara, também ativaram o artifício na volta seguinte e seguiram em busca do top-10 — ocupavam 11ª e 13ª posições, respectivamente.

Foi a senha para que praticamente todo o grid ativasse o modo ataque. O principal dele foi Evans, que perdeu duas posições e abdicou da liderança para ativar 3min de potência extra — Vandoorne, Sacha Fenestraz e Da Costa também optaram pela ativação em seguida.

Na décima volta, Hughes também ativou o modo ataque e retornou em terceiro, logo atrás de Evans. Naquele momento, Rast liderava a corrida e era o único dos ponteiros a não passar pelo traçado externo. Na volta 11, o alemão da McLaren enfim foi em direção à ativação e retornou à frente de Mitch, segurando a liderança do eP de Diriyah 2.

Quando o modo ataque de Evans chegou ao fim, o líder Rast ainda tinha 1min20s de ativação. Com isso, o piloto da McLaren rapidamente começou a abrir vantagem em relação ao rival da Jaguar e marcou 1min10s291 para tomar a volta mais rápida, ao mesmo tempo em que abria 1s8 para Evans.

Wehrlein tomou a primeira posição na hora certa e não largou mais, para garantir seu segundo triunfo no fim de semana
Wehrlein tomou a primeira posição na hora certa e não largou mais, para garantir seu segundo triunfo no fim de semana
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

No entanto, na briga pelo terceiro lugar, o movimento seguia. Hughes não conseguiu segurar a potência da Porsche de Wehrlein, que passou com facilidade e começou a perseguir Evans. No duelo entre o trem de força alemão e o britânico, novamente Pascal levou vantagem e tomou a segunda colocação do neozelandês.

Vale destacar que, na volta 14, Wehrlein tinha 3% a mais de energia do que Rast e Evans — com uma pilotagem mais eficiente, o alemão rapidamente começou a descontar a vantagem para o líder. Pascal ativou 3min do modo ataque na volta 16 e conseguiu defender a segunda colocação de Mitch, imediatamente iniciando uma perseguição ao rival da McLaren.

No momento em que Wehrlein encostou de forma definitiva em Rast, o alemão ativou o modo ataque e permitiu a ultrapassagem do compatriota. No entanto, a vantagem de potência passou a ficar com a equipe britânica, já que René optou por 2min de ativação.

Apesar da aproximação em relação ao líder, Rast viu Wehrlein ativar novamente o modo de ataque e segurar a primeira colocação sem maiores problemas. Com a potência extra, o líder começou a abrir vantagem em relação à McLaren, ao mesmo tempo em que possuía 2% a mais de energia.

Rast conseguiu garantir a terceira posição para a McLaren
Rast conseguiu garantir a terceira posição para a McLaren
Foto: NEOM McLaren / Grande Prêmio

Por falar em energia, Sam Bird contava com a maior quantidade de bateria entre todos os pilotos do grid na volta 22, o que permitia ao britânico acelerar mais do que seus concorrentes. Como resultado, o inglês da Jaguar passou a ganhar posições e logo deixou Mortara para trás, assumindo a sexta posição.

Enquanto isso, a briga era ferrenha na entrada do top-10. Vandoorne fazia de tudo para se segurar na décima colocação, mas era pressionado fortemente por Fenestraz — que, por sua vez, sofria com a aproximação de Dan Ticktum.

Comprovando a potência do motor Porsche, Jake repetiu a escalada do pelotão na véspera e seguiu ganhando posições, assumindo a terceira colocação na volta 23 e o segundo lugar na volta 24. Assim, Dennis e Wehrlein — que terminaram nas duas primeiras colocações nas duas corridas da temporada — assumiam o controle da corrida novamente.

A energia passou a fazer cada vez mais diferença na reta final da prova, e Bird começou a despejar potência em busca do pódio. O britânico rapidamente deixou para trás as duas McLaren e seu companheiro de equipe, Evans, para tomar a terceira colocação. No entanto, na volta seguinte, o safety-car foi acionado após batida de Nico Müller no muro — o piloto da Abt Cupra precisou abandonar.

O safety-car deixou o pelotão na última curva, e Wehrlein abriu a volta 31 sem sofrer ameaças ao primeiro lugar. Dennis, Bird, Rast, Evans, Hughes, Mortara, Buemi, Günther e Vandoorne completavam o top-10.

Buemi tomou a sétima posição de Mortara logo em seguida, quando o suíço ativou o modo ataque, ao mesmo tempo em que Rowland recolhia o carro para os boxes da Mahindra e abandonava a disputa. Dennis ativou o modo ataque na volta 33 e partiu para cima do líder Wehrlein, que via sua distância de 1s5 ser dizimada a cada volta.

Nico Müller abandonou no fim e causou a entrada do safety-car
Nico Müller abandonou no fim e causou a entrada do safety-car
Foto: Reprodução/Fórmula E / Grande Prêmio

Bird, aproveitando a potência extra e a maior quantidade de energia disponível, forçou para cima de Rast pela terceira posição — no entanto, forçou demais e passou reto na curva 18, o que custou uma preciosa vantagem em relação a Hughes. Na briga pela ponta, Dennis conseguiu reduzir a vantagem de Wehrlein para 1s, mas o modo ataque acabou antes que o britânico pudesse atacar.

Neste momento, os dois líderes cultivavam uma distância considerável para o terceiro colocado Rast, que tinha quase 3s de desvantagem para o segundo lugar. Bird marcou a volta mais rápida da corrida, com 1min09s010, e seguiu em perseguição ao alemão da McLaren — que defendia de todas as formas possíveis.

O fim da corrida se tornou caótico após a passagem de Wehrlein pela linha de chegada, e uma cena bizarra se formou: a energia de Hughes acabou após a última curva, o que fez o britânico ser "empurrado" por Evans ao cruzar a linha. Com isso, Buemi aproveitou a lentidão da Jaguar e tomou a sexta posição literalmente na chegada.

Vandoorne ainda foi punido por "uso impróprio do modo ataque" e levou um drive-through da direção de prova, que converteu a punição em 24s de acréscimo ao tempo final de corrida do campeão. Com isso, o piloto da DS Penske caiu para o 20º lugar e Ticktum herdou a vaga no top-10.

Werhlein segurou a primeira posição com propriedade e venceu a segunda no fim de semana, com Dennis e Rast completando o pódio. Bird, Hughes, Buemi, Evans, Fenestraz, Mortara e Ticktum fecharam o top-10.

Fórmula E 2022/2023, 3ª Etapa, eP de Diriyah 2:

1 P WEHRLEIN Porsche 40 voltas
2 J DENNIS Andretti +1.252
3 R RAST McLaren +4.554
4 S BIRD Jaguar +4.851
5 J HUGHES McLaren +10.869
6 S BUEMI Envision +10.947
7 M EVANS Jaguar +11.088
8 S FENESTRAZ Nissan +12.409
9 E MORTARA Maserati +12.753
10 D TICKTUM NIO +13.275
11 A.F DA COSTA Porsche +15.229
12 A LOTTERER Andretti +15.623
13 N CASSIDY Envision +17.038
14 N NATO Nissan +19.569
15 L DI GRASSI Mahindra +20.796
16 J.E VERGNE DS Penske +21.221
17 S. SETTE CÂMARA NIO +22.243
18 K VAN DER LINDE Abt Cupra +25.291
19 M GÜNTHER Maserati +27.137
20 S VANDOORNE DS Penske +37.572
21 O ROWLAND Mahindra NC
22 N MÜLLER Abt Cupra NC
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