PUBLICIDADE

WEC: última etapa no Bahrein terá Ferrari mais pesada

Ajuste no BoP afeta todos os fabricantes da classe Hypercar. Veja o que muda

30 out 2023 - 11h51
(atualizado em 31/10/2023 às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Ferrari terá condições de superar a favorita Toyota?
Ferrari terá condições de superar a favorita Toyota?
Foto: Ferrari Hypercar / X

A última etapa do FIA WEC, as 8 Horas do Bahrein, no próximo final de semana, dará a Ferrari e Porsche a chance de lutar de igual para igual com a equipe Toyota. De acordo com os regulamentos do WEC, o BoP da classe Hypercar teria pontuais mudanças a cada duas corridas. 

De acordo com os regulamentos do WEC, o BoP seria revisto após Le Mans. Nesse sentido, todos os dados de telemetria obtidos nas 24 Horas seriam a base para ajustes válidos para as 6 Horas de Monza (9 de julho), as 6 Horas de Fuji (10 de setembro) e as 8 Horas do Bahrein (4 de novembro). 

Como chegamos até a última etapa, que acontecerá no Bahrein, vamos lá: A Ferrari, que venceu Le Mans, e mostra-se a segunda força da classe Hypercar, terá 11 quilos a mais de peso mínimo, ficando com 1075 kg, e terá menos 4 kW de potência.

Entretanto a Toyota terá mais 2 kW e 4 MJ de energia máxima por relés adicionais. Já na Peugeot, 1kg é retirado do 9x8 em comparação ao seu peso em Sarthe. Ele ganhará 4 kW a mais e uma velocidade utilizando o sistema híbrido reduzida para 135 km/h em pista seca.

Quadro do BoP inicial do Bahrein
Quadro do BoP inicial do Bahrein
Foto: FIA WEC
BoP final para as 8 Horas do Bahrein, com o peso reduzido para Porsche e Cadillac
BoP final para as 8 Horas do Bahrein, com o peso reduzido para Porsche e Cadillac
Foto: FIA WEC

Cadillac e Porsche recebem ajustes

Os demais fabricantes com especificação LMDh também tiveram mudanças. Inicialmente planejados para terem 1.037 kg e 1.053 kg, o Cadillac V-Series.R e o Porsche 963 estarão 7 kg mais leves. Agora estarão com 1.030 kg (Cadillac) e 1.046 kg (Porsche). Em comparação com as 6 Horas de Fuji, isto corresponde a 9 kg a menos para o fabricante de Detroit e 8 kg a menos para o fabricante alemão. O que esperar das mudanças? Descobriremos no próximo final de semana.

A corrida tem previsão de largada às 8:00h (Horário de Brasília) e terá transmissão do Band Sports (TV e You Tube)

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade