WEC: Toyota revela GR GT3, sucessor do veterano Lexus RC F
Após anos de expectativa, a Toyota finalmente revelou o GR GT3, o novo carro que substituirá o Lexus RC F GT3 nas pistas
Nesta sexta-feira (05), a Toyota apresentou oficialmente o GR GT3, seu novo carro de competição para a categoria Gran Turismo. O modelo substituirá o Lexus RC F, homologado em 2017 e hoje o GT3 mais antigo em atividade em corridas oficiais.
A apresentação vem acompanhado de sua versão de rua, o GR GT, concebido sob o conceito de “aerodinâmica em primeiro lugar”. Diferente do processo tradicional, em que o design exterior é definido antes da análise aerodinâmica, o GR GT3 nasceu de um modelo aerodinâmico que guiou todo o projeto. Só depois disso os designers trabalharam nas outras partes do desenvolvimento do carro.
O esportivo mantém a filosofia do Lexus de motor dianteiro V8, mas troca o antigo 5.4 aspirado por um moderno 4.0 biturbo de 650 cv. Com um design mais compacto e baixo centro de gravidade, a Toyota conseguiu otimizar o desempenho e garantir maior eficiência.
O GR GT3, assim como sua versão GR GT, está previsto para estrear em 2027. Até lá, a Toyota Gazoo Racing (TGR) seguirá com o desenvolvimento do modelo, buscando aprimorar ao máximo seu desempenho antes da homologação oficial na categoria GT3.
Além disso, a TGR pretende estabelecer um suporte otimizado para os clientes que utilizarem o carro em competições, garantindo não apenas performance, mas também confiabilidade e assistência técnica de alto nível.