Van Gisbergen Triunfa e Logano Avança no Charlotte Roval
Shane Van Gisbergen vence no Roval, enquanto Joey Logano supera Ross Chastain por 4 pontos e avança ao Round de 8 dos playoffs
Shane van Gisbergen venceu a corrida da NASCAR Cup Series no Charlotte Motor Speedway Roval, liderando 109 voltas e conquistando sua quinta vitória consecutiva em circuitos mistos. A prova, etapa eliminatória do Round de 12 dos playoffs, definiu os oito pilotos que avançam para o Round de 8: Ryan Blaney, Chase Briscoe, Joey Logano, Denny Hamlin, Christopher Bell, Kyle Larson, Chase Elliott e William Byron. Os pilotos eliminados foram Ross Chastain, Tyler Reddick, Bubba Wallace e Austin Cindric.
Van Gisbergen, pilotando o #88 da TrackHouse Racing, terminou 15.160 segundos à frente de Kyle Larson, que ficou em segundo, seguido por Christopher Bell em terceiro, Chris Buescher em quarto e Michael McDowell em quinto. Ryan Preece, Daniel Suarez, Chase Elliott, AJ Allmendinger e Tyler Reddick completaram o top 10.
A batalha pela última vaga no Round de 8 foi intensa entre Joey Logano e Ross Chastain. Chastain, que precisava recuperar 13 pontos em relação a Logano, ganhou 10 pontos nos estágios 1 e 2. No entanto, cometeu erros decisivos no pit road: escapou na saída dos boxes sob bandeira amarela, perdendo 15 posições, e recebeu uma penalidade por excesso de velocidade na penúltima parada. Na volta final, Chastain tentou ultrapassar Denny Hamlin na última curva, colidiu com ele, girando ambos, e cruzou a linha de chegada de ré, em 21º. Logano terminou em 20º, garantindo a vaga por quatro pontos.
No estágio 1, Tyler Reddick largou na pole, mas Van Gisbergen assumiu a liderança rapidamente e venceu o estágio, seguido por Larson e Ty Gibbs. Kyle Busch sofreu um acidente após contato com Carson Hocevar, danificando a suspensão, mas retornou após reparos. Austin Cindric errou a chicane da reta oposta, rodou e comprometeu sua corrida. No estágio 2, Chastain optou por não parar nos boxes, ganhando quatro pontos sobre Logano. Ryan Blaney venceu a etapa, seguido por Reddick e Elliott. Um incidente na chicane de largada envolveu Hocevar e Cindric, que sofreu danos e perdeu qualquer chance de avançar.
No estágio final, Van Gisbergen perdeu a liderança após uma relargada, caindo atrás de Larson e Bell, mas recuperou a ponta a 23 voltas do fim. Enquanto Chastain acabou perdendo rendimento nas ultimas voltas, até ser ultrapassado por Hamlin na última volta, caindo para a zona de eliminação. Como último recurso, Chastain tentou rodar Hamlin na última curva do circuito mas acabou rodando junto, perdendo posições e sendo eliminado dos playoffs.
Shane van Gisbergen wins on the Charlotte Roval!
Also ... DENNY HAMLIN AND ROSS CHASTAIN GET TOGETHER ON THE LAST LAP. Chastain backs across the finish line. But it wasn't enough. pic.twitter.com/Vo89xzNC5d
— FOX: NASCAR (@NASCARONFOX) October 5, 2025
Além de Chastain, os pilotos eliminados foramTyler Reddick, Bubba Wallace e Austin Cindric. Já Ryan Blaney, Chase Briscoe, Joey Logano, Denny Hamlin, Christopher Bell, Kyle Larson, Chase Elliott e William Byron seguem vivos em busca do titulo. A próxima etapa dos playoffs será em Las Vegas, no dia 12 de outubro.