Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Automobilismo

Publicidade

Ser campeão na F2 ou ganhar experiência na F1? Câmara vive incerteza em meio à estreia no GP de SP

Brasileiro ainda não sabe se vai correr o restante do ano na Fórmula 1 ou F2, onde lidera o campeonato

7 nov 2026 - 07h10
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Rafael Câmara estreia na F1 pela Haas no GP de SP após a saída de Esteban Ocon. Contratado para 2027, o brasileiro vive um dilema para o restante do ano: seguir na F1 ou focar na reta final da F2, onde lidera e busca um título histórico e consecutivo. Por conflitos de datas nas etapas do Catar e Abu Dhabi, a equipe deve optar por uma das categorias, decisão que será tomada após o fim de semana em Interlagos, antes do GP de Las Vegas.

Rafael Câmara fará sua estreia na Fórmula 1 neste final de semana, no GP de São Paulo. O brasileiro já tem contrato firmado com a Haas para 2027, mas foi chamado às pressas após a dispensa de Esteban Ocon da equipe por um desentendimento com a chefia do time.

Por ora, Câmara está garantido para este ano na Fórmula 1 apenas no GP de São Paulo. No México, a Haas chamou o japonês Ryo Hirakawa, que não pode estar em Interlagos porque disputa o título da WEC, o Mundial de Endurance, no mesmo final de semana.

TB, SAO PAULO, SP, BRASIL, 06/11/2026 ESPORTE - GP BRASIL DE FÓRMULA 1/ TREINO LIVRE 1 - Na foto Rafael Câmara da Haas. Movimentação das equipes durante o primeiro treino livre, no Autódromo de Internaligos, no começo da tarde desta sexta-feira (06).
TB, SAO PAULO, SP, BRASIL, 06/11/2026 ESPORTE - GP BRASIL DE FÓRMULA 1/ TREINO LIVRE 1 - Na foto Rafael Câmara da Haas. Movimentação das equipes durante o primeiro treino livre, no Autódromo de Internaligos, no começo da tarde desta sexta-feira (06).
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

O pernambucano de 21 anos pode viver uma situação parecida com a do japonês. Ele lidera o campeonato da F2 com 7 pontos de vantagem para o segundo colocado.

Em teoria, restam apenas as etapas do Catar e Abu Dhabi no calendário da F2. Caso elas ocorram, seria improvável que a Haas optasse por ter o brasileiro correndo nas duas categorias no mesmo fim de semana, já que elas dividem diversas etapas do calendário.

Neste cenário, o mais provável seria ele correr ou na F2 e tentar confirmar o título, ou abrir mão da taça na categoria-satélite para correr na Fórmula 1 nas duas últimas etapas.

A Fórmula 1 ainda tem o GP de Las Vegas no dia 21 de novembro, antes de Catar (29/11) e Abu Dhabi (6/12). Na prova norte-americana, não há conflito de datas com a F2.

Ser campeão da F3 e F2 em anos consecutivos, como Câmara pode conseguir, é um feito atingido apenas por três pilotos na história até hoje: Charles Leclerc, Oscar Piastri, George Russell e Gabriel Bortoleto.

"Acho que isso é algo que será discutido após este final de semana. Eu não discuti isso no momento. Espero ter um bom divertimento no fim de semana e vamos ver o que acontece depois. Eu não consigo prever o futuro.", disse Câmara, em coletiva de imprensa nesta semana.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra