Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Porsche pode garantir vaga no WEC em 2026

Saída da Porsche do WEC levanta dúvidas, mas ação da Proton com o 963 no IMSA sugere possível inscrição para garantir presença em Le Mans.

10 out 2025 - 14h56
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: divulgação / IMSA

O terremoto causado pelo anúncio de saída da Porsche do FIA WEC ao fim desta temporada ainda segue fazendo estragos e levantando uma série de dúvidas...

Como é de conhecimento geral, a Porsche optou por manter o seu programa oficial do Hypercar com a Penske somente no IMSA. Entretanto, as operações privadas seguem em ação e são justamente essas que permitem a especulação....

Hoje, a Porsche tem a JDC-Miller e Proton como clientes do 963. A Jota Sports ainda conta com unidades em seu poder, mesmo sendo equipe oficial da Cadillac no FIA WEC. E aqui neste ponto se levanta uma dúvida que dá pano para manga...

No regulamento do FIA WEC, há a previsão de que uma marca tenha pelo menos 2 Hypercar inscritos no campeonato para poder tomar parte, inclusive em Lê Mans. Muitos levantaram a possibilidade de que a Porsche poderia alinhar em La Sarthe por conta da vaga de campeã do IMSA. Entretanto, mesmo se a Porsche/Penske vença o certame estadunidense, a obrigatoriedade se mantém.

Mas uma ação da Proton deixou muitos desconfiados. O time alemão opera dois 963, com um em cada campeonato. Mas chamou atenção o fato da Proton não aparecer na lista de inscritos na categoria GTP para a temporada 2026 do IMSA. Perguntada, a Proton preferiu não se pronunciar.

O prazo final de inscrição do FIA WEC vai até o final deste mês e o movimento alemão deixou a entender que este 963 que estava no IMSA poderia ser inscrito como segundo carro do time no FIA WEC e assim garantir a presença da Porsche inclusive como fabricante.

Além dos programas do Hypercar, a Proton ainda faz a operação dos Ford Mustang IMSA na LMGT3 no FIA WEC e de um Porsche na GTD PRO no IMSA. Teria o time alemão condições financeiras de se estruturar para assumir mais um carro? A Porsche estaria por trás para apoiar de certa forma esta operação e garantir a participação em Lê Mans e tentar mais uma vez a 20ª vitória na mítica prova, enquanto aguarda novidades sobre o regulamento?

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade