PUBLICIDADE

Paulista será o único brasileiro na temporada 2024 da Le Mans Cup

Representando a Team Virage, o piloto paulista se unirá ao talentoso paraguaio Oscar Bittar.

26 fev 2024 - 23h06
(atualizado às 23h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Ricardo Gracia Filho
Ricardo Gracia Filho
Foto: Team Virage / Esporte News Mundo

O piloto Ricardo Gracia Filho anunciou sua nova parceria para a temporada de 2024 da Michelin Le Mans Cup.

Representando a Team Virage, o piloto paulista se unirá ao talentoso paraguaio Oscar Bittar. A equipe, sediada em Valência, na Espanha, ostenta atualmente o título de campeã do evento.

Composta por seis corridas, a temporada terá início no Circuito de Barcelona-Catalunya, em 13 de abril, e encerrará suas atividades no Circuito Internacional do Algarve, em 19 de outubro. A competição oferece espaço tanto para protótipos de Le Mans na classe LMP3 quanto para carros esportivos grand tourer na classe GT3.

Aos 19 anos de idade e com uma vasta experiência no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho destaca as particularidades da Le Mans Cup, que se diferenciam do ambiente de monopostos da Fórmula 4, onde competiu por duas temporadas.

"O início foi um pouco desafiador nos treinos, mas consegui me adaptar rapidamente! Ainda estou explorando bastante o novo carro, desde o estilo de condução até a dinâmica dos pneus. Estava acostumado com carros de teto aberto, com menos potência e mais leves, e agora estamos lidando com os protótipos LMP3, que possuem motores mais potentes", compartilha Ricardo Gracia Filho, o único representante brasileiro na categoria.

Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm aproximadamente uma hora e meia de duração, com cada piloto assumindo o volante por 55 minutos. Agora, o objetivo principal é manter a integridade do carro e gerenciar o consumo de pneus e combustível, em contraste com o estilo de corrida mais acelerado da categoria em que Ricardo Gracia Filho competiu nos últimos anos.

"Meu objetivo é conquistar o título de campeão, além de acumular o máximo de experiência e alcançar os melhores resultados possíveis. E, no futuro, minha aspiração é me tornar um piloto profissional de automobilismo", completa o piloto, que conta com o patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte pela Sabesp.

Ricardo Gracia Filho deu seus primeiros passos no mundo das corridas aos seis anos, acompanhando seu pai, Ricardo Gracia, em seus hobbies. Aos oito anos, Ricardinho fez sua estreia profissional nas pistas de São Paulo e, aos 14, mudou-se para a Europa.

Entre seus títulos, destacam-se: três vezes campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão da Copa Brasil de Kart 2019, campeão Paranaense de Kart 2015, vice-campeão Brasileiro de Kart em 2016 e campeão Sul-Brasileiro em 2017.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade