Mudanças na segurança de Bathurst são aprovadas após grave acidente nas 12 Horas
Medidas incluem novo sistema de bandeiras amarelas e curso obrigatório para pilotos antes da prova de 6 horas.
A pressão por mudanças na forma como o circuito de Bathurst é arbitrado ganhou força após o grave acidente nas 12 Horas de Bathurst, que deixou Ralf Aron com uma fratura na coluna.
A Motorsport Australia conduziu uma investigação sobre o caso, e as conclusões, junto das recomendações de segurança, foram apresentadas ao Comitê de Riscos e Segurança do Automobilismo da entidade na noite de terça-feira.
Como já era esperado, o comitê aprovou as medidas sugeridas, que serão colocadas em prática antes da disputa das 6 Horas de Bathurst.
Entre as principais mudanças está o espelhamento das bandeiras amarelas no topo do Mount Panorama, com o objetivo de dar aos pilotos mais tempo para identificar situações de perigo na pista. Outra novidade será a exigência de um treinamento online de reciclagem para os competidores antes das corridas no tradicional circuito australiano.
“O comitê se reuniu na noite de terça-feira, analisou o relatório e teve uma discussão muito produtiva”, afirmou o CEO da Motorsport Australia, Josh Blanksby, ao Speedcafe.
“A boa notícia é que adotamos as recomendações de segurança discutidas para as 6 Horas de Bathurst”, acrescentou.
Segundo Blanksby, um dos pontos centrais envolve justamente a forma como as bandeiras amarelas duplas serão replicadas no topo da montanha em caso de incidente, o que deve permitir que os pilotos percebam o problema com mais antecedência.
Ele também explicou que foi implementado um curso especial de reciclagem para a prova de 6 horas. “A maioria dos pilotos já concluiu esse treinamento e o retorno tem sido muito positivo. Para competir neste fim de semana, isso será obrigatório.”
Além disso, como de costume, haverá um briefing detalhado antes da corrida, no qual serão relembrados os acontecimentos das 12 Horas de Bathurst e reforçada a obrigação dos pilotos de respeitarem imediatamente as bandeiras amarelas duplas assim que as visualizarem.
As novas exigências passarão a valer em todas as corridas realizadas em Bathurst, incluindo a tradicional Bathurst 1000, e ainda podem ser ampliadas para outros circuitos de maior risco na Austrália.
“Acreditamos que isso faz sentido para Bathurst, mas também vamos avaliar outras pistas”, concluiu Blanksby. “Especialmente circuitos mais longos e desafiadores, onde medidas semelhantes também podem ser aplicadas.”