PUBLICIDADE

Hypercar ou GT? Kubica e Ferrari juntos no WEC em 2024

Anúncio feito pela parceira da Ferrari chamou a atenção. Kubica era cogitado para a Jota e agora tem chance de pilotar o vencedor de Le Mans

22 nov 2023 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários
Robert Kubica e Ferrari: após 10 anos, a reparação
Robert Kubica e Ferrari: após 10 anos, a reparação
Foto: AF Corse / X

Se alguém tem dúvidas de que o FIA WEC se tornou um ótimo lugar para pilotos de alto nível, aos poucos se disspa. Após o sucesso dos Hypercar nesta temporada, cada vez mais marcas e nomes de peso vão se juntando...

Uma das especulações dos ultimos tempos é sobre o destino de Robert Kubica. Após ter sido campeão da classe LMP2 este ano, o polonês era dado como certo no comando de um Hypercar na temporada 2024, ainda mais que a classe em que foi campeão acabará no FIA WEC e a sua equipe, a WRT, será a operadora da BMW na categoria.

Para comandar os M8 Hybrid, Kubica foi considerado somente no inicio, mas a BMW desembarcará com seus pilotos. Outra possibilidade que foi muito ventilada nos últimos tempos e era dada como certa era o acordo com a Jota Sport, que alinhará dois Porsche 963 na próxima temporada. Alguns até falavam que Sebastian Vettel poderia se juntar neste esforço.

Kubica e Ferrari: a jogada inesperada

Mas a vida muda de minuto a minuto, diria o filósofo. Uma conversa de que a Ferrari alinharia um terceiro 499P para 2024 começou a tomar forma e até falamos disso por aqui. A linha principal era que os italianos não usariam o time principal, mas sim um de seus clientes. Aí entra a AF Corse.

A AF Corse é uma estrutura "oficiosa" da Ferrari para atuar no GT e conta  com duas frentes no FIA WEC: uma direta, com dois carros e uma dando apoio ao time de Richard Mille (que é responsável pela área de Endurance na FIA). Com o enxugamento do GT pela reestruturação do campeonato, se abriu a possibilidade de que uma das estruturas fosse usada para o terceiro 499P.

Nesta quarta (22), primeiramente surgiu a notícia de que Kubica estaria testando o 499P em Imola (que fará parte da temporada 2024 do FIA WEC). Logo depois, a AF Corse anuncia que o time e o polonês estariam juntos em 2024.

Como o FIA WEC "acidentalmente" soltou a lista de times que em princípio estarão no FIA WEC 2024, a possibilidade do terceiro 499P aumentou, já que a Ferrari poderia alinhar somente 2 GTs, promovendo a estreia do 296GT. A AF Corse deverá ser a operadora deste esforço.

Aí, seria uma forma de acomodar tudo: este carro teria o apoio de Richard Mille e ainda acomodaria Lilou Wadoux, pilota do time este ano e que testou o Hypercar italiano no pós-temporada no Bahrein. Além disso, teríamos a possibilidade de que Robert Shwartzman, piloto reserva da Ferrari na F1, também alinhasse neste grupo, bem como Alessio Rovera, que também pilotou o carro da AF Corse este ano junto com Wadoux.

A confirmação de Kubica seria uma espécie de certa reparação histórica, já que se diz que o polonês teria um acordo com a Ferrari para a temporada de 2012 na F1. Kubica não precisa provar mais nada a ninguém, mas seria mais uma bela página da história do automobilismo.

A conferir. Só sei que o FIA WEC 2024 vai ficando mais interessante...

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade