PUBLICIDADE

No detalhe: como foi a vitória de Max Verstappen no México

Mesmo largando em 3º, Verstappen não teve dificuldades para ditar o ritmo e vencer o GP do México. De quebra, estabeleceu mais um recorde

29 out 2023 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen no GP da Cidade do México
Max Verstappen no GP da Cidade do México
Foto: Red Bull Racing / Twitter

Max Verstappen, o destruidor de recordes, quebrou mais um: 16 vitórias em uma única temporada. Além disso, empatou com Alain Prost no 4º lugar do ranking histórico da categoria, com 51 triunfos. E muitos outros ainda devem vir.

A vitória recorde começou a ser construída ainda na reta de largada. Depois da surpresa da Ferrari, ao colocar seus dois carros na primeira fila, pensou-se que poderia haver disputa. Mas Verstappen não quis dar chance ao azar. Pegou o vácuo dos carros vermelhos e os despachou ainda nos metros iniciais. E não saiu mais da dianteira.

No mesmo ato, Sergio Perez, ídolo local, também tentou se valer do vácuo, mas foi otimista demais e bateu em Charles Leclerc. O ferrarista seguiu na prova e ainda pegou um pódio, com um 3º lugar. O 2º posto foi de Lewis Hamilton.

Confira no detalhe, volta-a-volta, como foi o GP da Cidade do México de 2023:

PRÉ-CORRIDA – A grande maioria dos carros começou a prova com pneus médios. Apenas dois carros, Albon e Ocon, 14º e 15º, respectivamente, foram de duros. Macios apenas para Norris, o 17º, em estratégia bastante ousada. Stroll largou dos boxes.

LARGADA – Os pilotos da Red Bull largaram bem e superaram as Ferrari. Verstappen, por dentro, tomou a dianteira. Perez veio de 5º, pegou o vácuo e tentou ultrapassar a todos por fora logo na primeira curva – e levou a pior. Ele tocou em Leclerc, foi catapultado e enterrou o sonho de uma vitória em casa logo de cara. Leclerc, mesmo com danos na asa, seguiu na pista em 2º.

Max Verstappen no GP da Cidade do México Twitter Red Bull
Max Verstappen no GP da Cidade do México Twitter Red Bull
Foto: Reprodução / F1

02/71 – Perez se arrasta aos boxes sem conseguir esconder a frustração por jogar fora a corrida em frente à sua torcida. Ele permaneceria no carro por vários minutos na esperança de voltar à pista, mas o dano era mesmo terminal. Apenas quando o líder já estava na volta 6 ele sairia definitivamente do cockpit.

05/71 – Ainda com detritos do choque entre Perez e Leclerc na pista, a direção de prova acionou o safety car virtual.

06/71 – Bandeira verde. A ordem era dos pontuadores era: Verstappen, Leclerc, Sainz, Ricciardo, Hamilton, Piastri, Russell, Hulkenberg, Gasly e Zhou.

08/71 – Hamilton tenta atacar Ricciardo, mas segue atrás.

11/71 – Hamilton finalmente despacha Ricciardo e assume o 4º lugar.

18/71 – Hamilton aperta o ritmo e diminui a distância para Carlos Sainz, entrando na zona de abertura do DRS.

20/71 – Verstappen abre rodada de paradas ao trocar os pneus médios pelos duros. O holandês volta em 7º.  Hamilton segue no encalço de Sainz.

22/71 – Verstappen, de pneus novos, supera Russell sem dificuldades e passa a ser o 6º.

23/71 – O campeão mundial passa Piastri e ganha mais uma posição.

25/71 – Hamilton faz sua parada e volta em 7º. Enquanto isso, Verstappen supera Ricciardo e fica atrás apenas dos dois pilotos da Ferrari.

26/71 – Piastri coloca pneus duros.

27/71 – É a vez de Russell passar pelo trabalho de boxes. O britânico reclama da estratégia no rádio, se colocando contra a ideia de ter parado naquele momento.

28/71 – Piastri passa Albon, enquanto Russell logo atrás, passa Bottas.

29/71 – Verstappen passa Sainz sem a menor dificuldade e chega ao 2º posto, atrás apenas de Leclerc, que ainda precisaria parar. Russell passa Albon e Norris passa Bottas.

31/71 – Sainz vai aos boxes, voltando em 4º, mais de 6 segundos atrás de Hamilton. Norris passa Albon e chega ao 8º posto.

32/71 – Leclerc finalmente fez sua parada, voltando em 2º, quase 20 segundos atrás de Verstappen.

33/71 – SAFETY CAR - A Haas de Magnussen dá uma guinada para a direita e vai com força contra as barreiras. Batida forte e safety car na pista. Verstappen aproveita a bandeira amarela e troca os pneus por duros novos, voltando ainda em primeiro.

34/71 – BANDEIRA VERMELHA – Com danos extensos na barreira tecpro, a direção de prova optou por apresentar a bandeira vermelha e interromper a prova. Todos voltaram aos boxes. 

Magnussem bate e provoca bandeira vermelha
Magnussem bate e provoca bandeira vermelha
Foto: Reprodução / F1

37/71 – RELARGADA – A prova foi reiniciada com largada parada. Verstappen pulou bem e não deu chances a ninguém. Largada limpa e posições mantidas na frente. Apenas Russell passou Ricciardo para ser 5º.

39/71 – Hamilton ataca Leclerc, que joga duro, mas acaba sendo superado. O heptacampeão chega ao 2º lugar.

47/71 – Norris vai escalando o pelotão e volta à zona de pontuação ao passar Hulkenberg. Após a relargada, ele também já havia passado Bottas, Gasly e Ocon.

48/71 – Alonso recolhe o carro à garagem com problemas em seu Aston Martin. Tsunoda e Piastri se tocam de leve enquanto o japonês tentava tomar a 7ª posição.

49/71 – Tsunoda vai com muita sede ao pote, bate em Piastri e leva a pior. Enquanto o australiano segue ileso, o piloto da AlphaTauri roda e cai para o 16º lugar, desperdiçando uma boa chance de pontos.

56/71 – Piastri abre caminho para Norris, que já chegava ao 7º lugar.

60/71 – Norris, em recuperação espetacular, passar Ricciardo e chega ao 6º posto.

65/71 – Norris parte para o ataque para cima de Russell.

67/71 – Ocon, depois de “ameaçar” pelo rádio, supera Hulkenberg e entra na zona de pontuação. Mais à frente, Norris faz ótima ultrapassagem sobre Russell no grampo da curva 6 e chehou ao 5º lugar.

68/71 – Dentro do estádio, Stroll força a barra para cima de Bottas, que se defende de forma agressiva e faz o canadense rodar. Stroll recolhe aos boxes, encerrando o dia da Aston Martin.

71/71 – Verstappen vence pela 16ª vez no ano. Hamilton é 2º, com Leclerc em 3º. Sainz, Norris, Russell, Ricciardo, Piastri, Albon e Ocon fecham a zona de pontuação. Hamilton leva o ponto extra pela volta mais rápida da corrida.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade