PUBLICIDADE

F1: TL1 cheio de jovens e uma Williams voadora, Verstappen na frente

Verstappen lidera o TL1 do GP do México, onde 5 jovens pilotos tomam parte. Albon surpreende e marca segunda posição

27 out 2023 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários
Verstappen mais uma vez na frente na F1
Verstappen mais uma vez na frente na F1
Foto: Red Bull Content Pool

Depois de finais de semana com Sprint Race, a F1 volta a ter um fim de semana com "formato normal". O TL1 do GP do México foi oprtuinidade para os times poderem validar os dados do simulador e colocar um pouco de borracha no asfalto do circuito Hermanos Rodriguez.

Os pilotos buscaram no início usar logo o jogo de pneus C4 de teste que a Pirelli trouxe para a avliação. Segundo Mario Isola, este composto é ligeiramente diferente do C4 que é utilizado este ano, buscando um melhor desempenho e gestão da borracha, ainda mais que o pré-aquecimento com cobertores elétricos será mantido para 2024.

Outro ponto foi a busca do cumprimento da regra dos Jovens Pilotos no TL1. Simplesmente 5 pilotos andaram neste treino, sendo 3 pela primeira vez (falamos disso aqui). Sentimentos misturados neste ponto: enquanto Isack Hadjar consideou "o melhor dia de sua vida", Theo Pourchaire mal andou por conta de um problema de freios. Provavelmente, o francês só volte a andar em Abu Dhabi.

Entre os novatos, quem andou mais e foi mais rápido foi Oliver Bearman, da Haas. O jovem britânico teve alguns problemas para se adaptar às freadas, mas não ficou longe de Hulkemberg. Em determinada hora, com o mesmo composto de pneus, chegou a ser mais rápido do que o veterano alemão. Deve se levar em conta que os programas de trabalho são diferentes, mas é digno de nota o que foi feito.

De resto, tivemos Verstappen marcando o melhor tempo da sessão. Mas sendo seguido de perto por..Alexander Albon. A Williams mostrou um bom rendimento de reta como é o usual. Porém, o anglo-tailandês mostrou que a melhoria do time é real e ficou sempre na parte de cima da tabela. Cabe ver se consegue manter este desempenho ao longo do final de semana.

Em sua corrida de casa, Sergio Perez fez o que se esperava dele e marcou o 3º tempo. Desta vez, o mexicano aparentou estar mais à vontade no RB19. Será que a Red Bull conseguiu achar um acerto que satisfizesse as necessidades de Perez? A ver.

Os oneus foram um ponto de atenção. A Pirelli optou por trazer uma gama mais macia para o Mexico e pode ser uma dor de cabeça. Embora o asfalto não seja tão abrasivo, as exigências maiores de aderência acabaram cobrando. A foto tirada pelo espanho Albert Fabrega mostra como o pneu macio logo esfarelou em poucas voltas....

Resultado TL1 GP do México

Classificação TL1 GP do México
Classificação TL1 GP do México
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade