F1: Bortoleto celebra 9º colocação na Holanda após susto no Q1 e mira pontos: "Melhor resultado possível"
Brasileiro supera erro, vai ao Q3 em Zandvoort e aposta no ritmo de largada para buscar o top 10 na corrida principal deste domingo
Gabriel Bortoleto garantiu mais uma presença no Q3 em sua segunda temporada na Fórmula 1. No treino qualificatório para o GP da Holanda, disputado neste sábado (22) em Zandvoort, o piloto brasileiro colocou sua Audi na 9ª posição do grid de largada após uma sessão marcada por momentos de tensão no início e redenção no final.
Apesar da comemoração pelo resultado, Bortoleto revelou que a sessão começou com uma dose alta de adrenalina no Q1. O brasileiro explicou o motivo de sua irritação no rádio nos momentos iniciais, apontando uma escolha arriscada de aquecimento de pneus e um erro na Curva 1 que quase comprometeu sua posição de largada para a corrida principal.
"Foi uma classificação muito boa, consegui entregar um resultado final excelente. Mas eu diria que cometi erros no Q1, por isso me viram tão irritado. Na primeira volta, tomamos a decisão de fazer algo que não tínhamos feito o final de semana todo e não deu certo no aquecimento de pneus. Na última tentativa, que era a única que eu tinha, quase rodei na saída da Curva 1. Foi bem intenso, mas consegui fechar a volta e passar", detalhou Gabriel.
Foco nos pontos no domingo
Depois de superar o susto, o piloto avançou até a disputa da pole e cumpriu o objetivo traçado pela equipe para o circuito holandês. "No final das contas, conseguimos entregar o melhor resultado possível, que era ficar à frente das Racing Bulls e das Alpines. Estou contente com isso", destacou.
Para o GP deste domingo, Bortoleto confia na performance apresentada nas voltas iniciais da corrida sprint e mira uma execução de corrida perfeita para figurar entre os dez primeiros.
"A sprint mostrou que temos um bom ritmo, mesmo com a Alpine mais rápida de pneus novos. Fizemos uma boa largada. Se amanhã conseguirmos replicar isso, nos manter ali ou até ganhar uma posição do [Liam] Lawson na largada, acho que dá para brigar pelos pontos. Hoje à noite o foco segue alto para acertar a estratégia, o momento exato de parar nos boxes e buscar a melhor corrida possível", concluiu o brasileiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.