F1: Alpine volta a pontuar com dois carros na China e Colapinto quebra jejum
Equipe francesa encerra jejum desde o GP do Brasil de 2024. Argentino marca seus primeiros pontos pelo time
O Grande Prêmio da China marcou um fim de semana de alívio e comemoração para a Alpine. A equipe francesa conseguiu cruzar a linha de chegada com seus dois carros na zona de pontuação, encerrando uma longa seca na Fórmula 1 e consagrando o primeiro resultado positivo do argentino Franco Colapinto com as cores da equipe de Enstone.
O resultado no Circuito Internacional de Xangai tira um grande peso das costas da montadora. A última vez que a Alpine havia visto ambos os seus pilotos terminarem no top 10 foi em uma ocasião memorável: o chuvoso GP do Brasil de 2024. Naquela corrida em Interlagos, a equipe surpreendeu o grid ao completar o pódio na segunda e terceira colocações, ficando atrás apenas do vencedor Max Verstappen. Desde então, o time vinha sofrendo para emplacar corridas consistentes com seus dois carros.
Para Franco Colapinto, a etapa chinesa teve um sabor especial de redenção e alívio. O piloto argentino assumiu o lugar de Jack Doohan no ano passado, mas ainda não havia conseguido converter seu ritmo em resultados práticos no top 10 pela nova equipe.
A última vez que Colapinto havia sentido o gosto de somar pontos no campeonato de pilotos foi no GP dos Estados Unidos, ainda na temporada de 2024, quando competia pela Williams. O bom desempenho na China dá um fôlego para a equipe tentar escalar a tabela no Mundial de Construtores neste início de temporada.