Circuito de A1 Ring volta à Fórmula 1 após mais de uma década afastado. Na imagem, Rubens Barrichello participa da prova em 2000
Foto: Getty Images
A FIA, responsável pela Fórmula 1, divulgou nesta sexta-feira o calendário da categoria para a temporada de 2014, com 22 provas. Entre as novidades, com relação ao que foi visto em 2014, está a inclusão das etapas de Nova Jersey (segundo GP do ano nos Estados Unidos), Áustria, Rússia e México. Os GPs de Nova Jersey e México, além do da Coreia do Sul, ainda estão em uma lista provisória, dependendo da aprovação do circuito pela FIA.
O circuito de Nova Jersey será realizado no meio de três fins de semana consecutivos, realizados no fim de maio e começo de junho, entre o GP de Mônaco e o GP do Canadá. A prova acontecerá em um circuito, às margens do Rio Hudson, com a vista da cidade de Nova York de fundo. Já o GP da Áustria será realizado em junho, no circuito conhecido como A1-Ring, que recebeu provas da Fórmula 1 de 1997 a 2003.
Um dos mais esperados circuitos será o da Rússia, tendo como sede a cidade de Sochi, que irá receber os Jogos Olímpicos de Inverno em 2014. A prova acontecerá dentro da Parque Olímpico, em uma pista de 5,9 km de extensão. A prova no Leste Europeu acontece entre os GPS de Spa- Francorchamps, na Bélgica, e Silverstone, na Inglaterra.
Os mexicanos também poderão comemorar a volta ao calendário da Fórmula 1, após 22 anos afastado da categoria (o último GP no país aconteceu em 1992). A prova será realizada na Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodriguez, e será a penúltima etapa da temporada. O GP da Coreia passa do início de outubro para o mês de abril. Já o GP da Índia ficou fora do calendário para 2014.
Confira abaixo todos os Grandes Prêmios e as datas da para a temporada 2014:
GRANDE PRÊMIO
DATA
Austrália
16/03
Malásia
30/03
Bahrein
06/04
China
20/04
Coreia do Sul*
27/04
Espanha
11/05
Mônaco
27/05
América (Nova Jersey)*
01/06
Canadá
08/06
Áustria
22/06
Grã-Bretanha
06/07
Alemanha
20/07
Hungria
27/07
Bélgica
24/08
Itália
07/09
Cingapura
21/09
Rússia
05/10
Japão
12/10
Abu Dhabi
26/10
Estados Unidos (Austin)
09/11
México*
16/11
Brasil
30/11
* Circuitos provisórios.
O site da emissora britânica Sky Sports aproveitou o anúncio da volta de Kimi Raikkonen à Ferrari nesta quarta-feira para fazer uma análise de quem ganha e quem perde com a assinatura do contrato do finlandês - que correrá até o fim de 2015 ao lado de Fernando Alonso no time na vaga aberta por Felipe Massa. Confira a avaliação dos ingleses para o futuro de nomes como Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Sebastian Vettel:
Foto: Getty Images
Ferrari: GANHA A competição entre Alonso e Raikkonen promete faíscas, mas é evidente: a Ferrari terá a dupla de pilotos mais forte da Fórmula 1 em 2014. Existe a preocupação que o espanhol repita com o finlandês o que fez com seu então companheiro Lewis Hamilton na McLaren, em 2007, quando a disputa interna curtiu o título a ambos.
Foto: Getty Images
Red Bull: PERDE Uma olhada rápida no Mundial de 2007 aponta que a McLaren teria conquistado o título de construtores com as pontuações de Fernando Alonso e Lewis Hamilton só não o fizeram porque o escândalo de espionagem da equipe custou todos os pontos do ano. Na briga pelo Mundial de Construtores, a equipe austríaca deve levar a pior.
Foto: Getty Images
Sebastian Vettel: GANHA "Da perspectiva do Mundial de Construtores, será Alonso e Raikkonen na Ferrari", analisa o site da Sky Sports, que vê os companheiros como rivais. "Da perspectiva do Mundial de Pilotos, será Alonso contra Raikkonen", completou.
Foto: Getty Images
Fernando Alonso: PERDE "Fernando Alonso não vai gostar de dividir o status de primeiro piloto com Kimi", diz o site. Em 2007, ele foi desafiado por Lewis Hamilton na McLaren, e o resultado acabou sendo desastroso para ambos. Com Nelsinho Piquet (Renault) e Felipe Massa (Ferrari), o espanhol contava com uma relação de obediência.
Foto: Getty Images
Kimi Raikkonen: GANHA Para a emissora, Kimi Raikkonen está de volta ao topo da Fórmula 1, "o lugar ao qual ele pertence". Suspeita-se que o finlandês permaneceria na Lotus em 2014 se a equipe tivesse garantido a ele orçamento e um equipamento capaz de brigar pelo título. Ainda assim, as chances de conquistar um novo Mundial são maiores na Ferrari a partir de 2014.
Foto: Getty Images
Felipe Massa: PERDE O site avalia que Massa não tem sido o mesmo piloto desde a peça que atingiu seu capacete no Grande Prêmio da Hungria de 2009, e afirma que a renovação de contrato com a Ferrari em 2012 "foi um erro". De quebra, ainda cita a diferença de desempenho entre Alonso (169 pontos em 2013) e Massa (79 pontos): "tratamento preferencial não dá conta de explicar tamanha discrepância"
Foto: Getty Images
Fórmula 1 em 2014: GANHA Com a disputa entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen na Ferrari em 2014, a categoria tende a ganhar uma disputa muito emocionante, capaz de atrair a atenção do público para algo além de Sebastian Vettel e da própria Red Bull.
Foto: Getty Images
Brasileiros na F1: PERDEM Eram quatro pilotos do País na F1 em 2010: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Lucas di Grassi e Bruno Senna. Di Grassi saiu no fim daquele ano, Barrichello deixou a categoria no fim de 2011, Bruno Senna perdeu sua vaga no fim de 2012... Enquanto não houver renovação, Massa parece a tábua de salvação dos brasileiros na categoria.
Foto: Getty Images
O presente da Fórmula 1: GANHA Segundo o site da emissora, a Ferrari mostra preocupação em conquistar resultados imediatos na Fórmula 1, enquanto rivais como Red Bull e McLaren contam com pilotos cujo objetivo é brilhar no futuro respectivamente, Daniel Ricciardo e Sergio Perez (foto)
Foto: Getty Images
Nico Hulkenberg: PERDE Era cotado para a vaga deixada por Felipe Massa na Ferrari, mas acabou descartado. "Sua vez pode chegar de novo", diz o site, que vê o alemão como candidato a uma vaga na Lotus, "mas as passagens por quatro times diferentes em quatro anos transforma seu currículo em desconcertante".
Foto: Getty Images
Reservas da Ferrari: PERDEM Nomes formados pelas categorias de base da Ferrari, como o francês Jules Bianchi, perderam espaço e precisaram procurar outros lugares para correr. O italiano Davide Rigon (foto), que pilotou pela equipe no último teste de novatos, também segue sem chance de ascender em Maranello.
Para poder interagir com todos comentários, faça Login na sua conta Terra
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.