Brasil no topo do pódio: Troféu do GP de São Paulo 2025 exalta a paixão nacional pela F1
Inspirado no “S do Senna”, o troféu do GP de São Paulo traduz a paixão nacional pelo automobilismo
O novo troféu do Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025 que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro em Interlagos, é uma verdadeira homenagem à identidade e à diversidade brasileira. Criado pelo Furf Design Studio, dos designers Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, o prêmio traduz o encontro entre tecnologia, arte e emoção, com formas que expressam a pluralidade do país e a paixão nacional pelo automobilismo.
Identidade brasileira
Pela primeira vez, o GP São Paulo de Fórmula 1 assumiu integralmente a responsabilidade pela criação e concepção dos troféus que serão entregues aos pilotos e equipes que subirem ao pódio. A iniciativa marca um momento especial na história da etapa brasileira da F1, unindo o espírito competitivo das pistas à riqueza cultural do Brasil.
“Tivemos a missão de materializar a identidade brasileira nos quatro objetos mais desejados e sonhados pelos pilotos e suas equipes. Ainda mais nessa reta final da temporada, onde tudo ainda está em aberto, dá uma sensação mais especial podermos, enfim, revelar esse projeto que está sendo pensado desde abril deste ano. Todos os mínimos detalhes foram pensados para transparecer e comunicar a cultura vasta e plural do Brasil que serão mostradas ao mundo todo consagrando campeões”, afirmou Alan Adler, CEO do GP São Paulo.
Design que exemplifica o Brasil
O troféu representa a diversidade brasileira: reúne elementos como folhas, penas, escamas e formas urbanas que simbolizam a mistura e a energia de São Paulo e do Brasil.
Com dez fileiras de louros compostas por doze folhas cada, o design faz alusão às dez equipes que disputam o campeonato, sempre “correndo contra o tempo”. Sua forma inspirada no icônico “S do Senna” remete a uma ampulheta, simbolizando o domínio do tempo e a consagração do piloto como verdadeiro mestre da velocidade.
Mais do que um troféu, o objeto se torna um símbolo artístico da emoção e da identidade nacional, projetado para encantar o mundo e eternizar a força do automobilismo brasileiro.