Fórmula E: Inscrições para FIA Girls On Track estão abertas
A iniciativa leva meninas de 12 a 18 anos para uma experiência imersiva na categoria elétrica
A Fórmula E fará a abertura do campeonato 2025/26 no Brasil no dia 6 de novembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Mas antes disso, a categoria volta a colocar o protagonismo feminino no centro de sua programação.
No dia 5 de dezembro, na sexta-feira pré corrida, 120 meninas de 12 a 18 anos terão a chance de viver uma experiência completa nos bastidores da categoria elétrica. A ação faz parte da quarta edição do FIA Girls on Track – Experiência para Estudantes, realizada no Brasil pela CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) da CBA.
De acordo com Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA Girls on Track Brasil, a iniciativa acompanha todas as etapas da Fórmula E ao redor do mundo e, por aqui, ganha um reforço essencial das voluntárias brasileiras. “No Brasil, colaboramos com a categoria e com a FIA em toda a programação e conduzimos as estudantes pelos bastidores da prova”, conta.
Inscrições até 21 de novembro
As interessadas podem se inscrever até o dia 21 de novembro. A seleção das participantes é feita diretamente pela Fórmula E, que enviará a confirmação por e-mail às escolhidas. O link está disponível no Linktree da CFA, no Instagram @cfabrasil.
A participação é totalmente gratuita, mas despesas como deslocamento, hospedagem e alimentação ficam por conta das selecionadas.
O que esperar da experiência
A programação, ainda em definição, deve incluir visitas a diferentes áreas de operação da Fórmula E e encontros com mulheres que já atuam profissionalmente na categoria. A ideia é mostrar, na prática, como funciona a engrenagem de um campeonato internacional de motorsport.
Para Bia Figueiredo, presidente da CFA e líder do FIA Girls on Track Brasil, a iniciativa pode ser um divisor de águas para muitas jovens. “O objetivo é dar às adolescentes a chance de conhecer de perto a estrutura do automobilismo e enxergar o setor como um caminho possível para o desenvolvimento profissional em diversas áreas”, afirma.