Entre a Indy e a F1: Colton Herta pode correr na Fórmula 2 em 2026
Piloto da Andretti vê categoria como caminho para conquistar a superlicença e concretizar sonho da Fórmula 1
Colton Herta voltou a ser destaque nos bastidores do automobilismo. O piloto da Andretti, atualmente em sua sétima temporada na IndyCar, pode disputar a Fórmula 2 em 2026 como preparação para chegar à Fórmula 1 em 2027.
Como surgiram os rumores?
Segundo a revista americana Racer, Herta pode deixar a IndyCar no fim desta temporada para disputar a Fórmula 2 em 2026. O objetivo do piloto seria acumular pontos para obter a superlicença exigida pela FIA. Ele teria alcançado a pontuação exigida caso tivesse vencido o campeonato da Indy, que concede os 40 pontos, mas isso não aconteceu.
Questionado recentemente sobre os rumores, o americano desconversou. “Para ser sincero, não tenho nenhum comentário a fazer sobre essas coisas”, declarou à Associated Press. Ainda assim, ele reconhece que uma possível mudança para a Europa seria um desafio pessoal: “Todos os meus amigos e família estão nos EUA e eu não conheço ninguém onde eu teria que ir. Então seria uma grande decisão”.
Histórico com a Fórmula 1
Não é a primeira vez que Colton se aproxima da F1. O piloto já esteve na mira da AlphaTauri (atual Racing Bulls) em 2022, mas foi impedido de competir devido à falta dos pontos necessários. Herta tentou recorrer através de um pedido de exceção formalizado à FIA, mas acabou sendo rejeitado.
Apesar das especulações, o americano tem contrato renovado até 2027 com a Andretti, equipe que pertence à TWG, mesma proprietária da Cadillac. Recentemente, a montadora anunciou Valtteri Bottas e Sérgio Pérez como sua dupla para 2026, mas deixou claro o interesse em ter um piloto americano no futuro.
No último domingo, Herta voltou a ser o centro das atenções após publicar um vídeo nas redes sociais em um tom mais cômico. “Tudo bem, eu sei que tem havido muitos rumores sobre o que vou fazer no próximo ano. Foi uma longa decisão para mim, uma escolha difícil, e finalmente tomei essa decisão. E agradeço tudo o que aconteceu e todo o apoio dos fãs nesta temporada, mas esta será uma temporada emocionante...”, disse o americano, ironizando os rumores ao mesmo tempo em que alimentou as especulações sobre uma possível mudança de categoria.