Caio Collet testa IndyCar em Mid-Ohio pela AJ Foyt Racing
Vice-campeão da Indy NXT em 2025, brasileiro pilotou carro #14 em teste no circuito onde venceu em 2024, com expectativa de vaga em 2026.
Na última quarta-feira, 1º de outubro de 2025, Caio Collet, vice-campeão da Indy NXT em 2025, realizou seu primeiro teste com um carro da IndyCar no Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington, Ohio. O piloto brasileiro, de 23 anos, conduziu o carro número 14 da AJ Foyt Racing.. O teste é um marco na carreira de Collet e alimenta expectativas de que ele assine com a equipe para competir na temporada 2026 da IndyCar.
Collet completou cerca de 100 voltas, registrando um tempo competitivo, próximo ao de Felipe Nasr que testou pelo Team Penske. “Hoje foi um dia muito especial! Estou muito feliz pela oportunidade e por poder estar vivendo isso, foi um primeiro passo para a realização de um sonho”, afirmou Collet. Ele destacou as diferenças do carro: “O carro é bem diferente, como tem o sistema híbrido, tem várias coisas que ainda preciso entender melhor, mas a equipe me ajudou muito o dia todo e conseguimos ser rápidos já logo no começo.”
Collet competiu na Indy NXT pela HMD Motorsports. Em 2025, terminou o campeonato como vice-campeão, com 527 pontos, atrás de Dennis Hauger. Na temporada, acumulou três vitórias, três poles, nove pódios, 12 chegadas no top 5 e 13 no top 10. Em 2024, seu ano de estreia na categoria, ficou em terceiro lugar no campeonato e foi eleito o estreante do ano. Sua primeira vitória na Indy NXT veio justamente em Mid-Ohio, em julho de 2024, quando largou da pole e liderou todas as voltas, também marcando a volta mais rápida da corrida.
A AJ Foyt Racing, uma das equipes mais tradicionais da IndyCar, compete atualmente com os carros números 14 e 4. Fundada em 1965, a escuderia soma três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e tem histórico de revelar talentos. O teste de Collet, que incluiu outros quatro pilotos, foi supervisionado por Larry Foyt, presidente da equipe. A performance do brasileiro no circuito reforça a possibilidade de um contrato para 2026, com fontes próximas à equipe indicando que negociações estão em andamento para integrá-lo ao grid da categoria principal.
“Quero principalmente agradecer a equipe e todos os patrocinadores envolvidos para fazer isso acontecer”, disse Collet, destacando o suporte recebido. Ele acrescentou: “No tempo, ficamos bem próximos do tempo feito pela Penske, então, é uma ótima referência, ainda mais por ter sido a primeira vez.” O teste marca um passo estratégico na trajetória de Collet, que busca consolidar sua transição para a IndyCar após duas temporadas de destaque na Indy NXT.