PUBLICIDADE

Brasileiro avalia estreia na Le Mans Cup

A próxima etapa da Le Mans Cup será em Paul Ricard Le Castellet, na França, em 4 de maio.

16 abr 2024 - 15h48
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Le Mans Cup
Le Mans Cup
Foto: Team Virage / Esporte News Mundo

O piloto brasileiro Ricardo Gracia Filho avaliou de forma positiva sua estreia na Michelin Le Mans Cup 2024.

No último sábado (13), ele competiu em Barcelona, na Espanha, ao lado do piloto paraguaio Óscar Bittar, pela equipe Team Virage, terminando na 23ª posição.

Desde os treinos com a equipe polonesa/espanhola até a corrida no circuito catalão, Gracia Filho demonstrou consistência ao se manter entre os primeiros colocados com os protótipos de Le Mans na classe LMP3.

Durante o turno de Óscar Bittar, um toque resultou na perda de quatro voltas para a dupla, comprometendo o resultado final, que foi 31º no geral.

O carro chegou a rodar, perdendo assim as posições ganhas na classificação.

"Esta semana foi boa desde o início dos treinos. Estivemos consistentemente no top 3, no top 5. Na qualificação, conseguimos chegar ao top 4, então acho que foi positivo. A classificação é feita pelo meu companheiro de equipe, o piloto bronze, enquanto eu sou prata", explicou Gracia Filho, patrocinado pela Sabesp.

"Na largada, pulamos para o terceiro lugar e algumas voltas depois para o segundo. Infelizmente, houve um toque entre o terceiro colocado que estava tentando nos ultrapassar e o meu companheiro de equipe, que fez o primeiro stint, e ele acabou rodando. O carro ficou parado por 4 voltas, conseguiram tirá-lo da brita e ele terminou o seu turno".

"No meu turno, consegui marcar a terceira volta mais rápida da corrida, apesar de já estarmos em 29º lugar, que foi a posição em que terminamos. Mas, no geral, o carro estava muito bom e tivemos um ritmo forte durante toda a semana, o que é um ponto positivo".

Le Mans Cup
Le Mans Cup
Foto: Team Virage / Esporte News Mundo

A próxima etapa da Le Mans Cup será em Paul Ricard Le Castellet, na França, em 4 de maio.

Com bons resultados no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho competiu no monoposto da Fórmula 4 por duas temporadas antes de migrar para a Le Mans, uma categoria que consiste em seis provas ao longo do ano. Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm duração de aproximadamente uma hora e meia, com cada piloto correndo por 55 minutos.

Desde os seis anos de idade, o jovem piloto iniciou sua jornada nas pistas como um hobby, acompanhando seu pai, Ricardo Gracia. Aos oito anos, Ricardinho fez suas primeiras incursões no mundo das corridas de forma profissional em São Paulo e, posteriormente, aos 14 anos, foi para a Europa. Entre seus títulos estão: 3x campeão Brasileiro de Kart (2015, 2017 e 2020), campeão Copa Brasil de Kart 2019, campeão Paranaense de Kart 2015, vice-campeão Brasileiro de Kart (2016) e campeão Sul-Brasileiro 2017.

O Speed Park - Kartódromo Internacional de Birigui, com aproximadamente 1,3 quilômetros de pista, oferece mais de 40 traçados diferentes em uma área superior a 130 mil metros quadrados. Localizado na rua Hagime Saita, 4.001, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba), o estacionamento e a entrada no kartódromo são gratuitos.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade