PUBLICIDADE

Argélia aproveita nova falha de russo e avança com empate

26 jun 2014 18h52
| atualizado às 23h19
ver comentários
Publicidade
<p>Argélia arrancou empate no segundo tempo e segurou Rússia para conseguir classificação inédita</p>
Argélia arrancou empate no segundo tempo e segurou Rússia para conseguir classificação inédita
Foto: Amr Abdallah Dalsh / Reuters

Surpresa do Grupo H da Copa do Mundo, a Argélia conseguiu segurar a Rússia, favorita na chave ao lado da Bélgica, nesta quinta-feira e avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Em Curitiba (PR), os africanos saíram atrás no placar, empataram no segundo tempo e resistiram à pressão russa para empatar por 1 a 1 na Arena da Baixada, garantindo a segunda colocação do Grupo H e a vaga inédita.

Veja como foi Argélia 1 x 1 Rússia

O duelo voltou a contar com uma falha do goleiro russo Akinfeev. O arqueiro do CSKA já havia tido desempenho ruim na estreia contra a Coreia do Sul, confronto no qual sofreu gol bem defensável ao aceitar chute de longa distância de um sul-coreano. Desta vez, saiu mal da meta em tentativa de cortar cruzamento, facilitando o gol de empate argelino.

Com quatro pontos, a Argélia fica em segundo, atrás apenas da líder Bélgica, que confirmou os 100% de aproveitamento com vitória por 1 a 0 sobre a Coreia do Sul na Arena Corinthians – os russos se despedem com apenas dois pontos em três jogos.

É a primeira vez na história que os argelinos avançam às oitavas de uma Copa do Mundo. Nas três participações anteriores, o país foi eliminado na primeira fase – a melhor classificação havia sido um 13º lugar em 1982. Agora, a seleção africana se prepara para enfrentar a poderosa Alemanha nas oitavas de final. O duelo será realizado no Beira-Rio, às 17h (de Brasília) da segunda-feira.

Gol no início dá vantagem à Rússia

Necessitando da vitória, a Rússia tentou fazer em Curitiba o que não mostrou nos dois jogos iniciais. A estratégia deu certo e o primeiro gol não demorou a sair: aos 5min, Kokorin subiu sozinho na área após cruzamento e executou cabeceio perfeito, no ângulo e sem chances para o goleiro africano.

Atrás no placar, a Argélia passou a dominar a partida e manteve a posse de bola no confronto. Os russos armaram uma defesa forte e evitaram bem as investidas argelinas nos primeiros 45 minutos. A chance mais clara de gol da seleção da África foi aos 42min, quando Slimani subiu sozinho após escanteio e cabeceou firme, mas em cima do goleiro Akinfeev.

Goleiro volta a falhar, e argelinos comemoram vaga histórica

Na volta do intervalo, os russos tiveram a chance de aumentar logo aos 2min. Em ótimo ataque, Samedov recebeu na cara do goleiro, mas foi abafado pelo africano. Não tardou para a Argélia voltar a dominar a partida. Sem conseguir criar por baixo, o gol de empate surgiu pelo alto: aos 15min, o goleiro russo Akinfeev, que já havia falhado na estreia, saiu muito mal do gol em cobrança de falta e Slimani cabeceou para o gol vazio.

O gol inverteu o que se via no confronto: com a eliminação iminente, a Rússia passou a dominar o jogo – vaiada pelos torcedores em Curitiba – e a Argélia se fechou no próprio campo, à espera de um contra-ataque. A pressão russa foi intensa e os africanos se fecharam como podiam no campo de defesa. Com muito sofrimento, os argelinos presentes em bom número no estádio fizeram festa e choraram com a classificação inédita. 

FICHA TÉCNICA 
ARGÉLIA 1 x 1 RÚSSIA

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR) 
Data: 26 de junho de 2014, quinta-feira 
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Público: 39.311 pessoas 
Árbitro: Cuneyt Cakir, da Turquia 
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun, ambos da Turquia
Cartões amarelos: Mesbah, Cadamuro e Ghilas (Argélia); Kombarov e Kozlov (Rùssia)
Gols: ARGÉLIA: Slimani, aos 14 minutos do segundo tempo 
RÚSSIA: Kokorin, aos 05 minutos do primeiro tempo

ARGÉLIA: M’Bolhi; Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Brahimi (Yebda), Feghouli e Djabou (Ghilas); Slimani (Soudani) 
Técnico: Vahid Halilhodzic
RÚSSIA: Akinfeev; Kozlov, Ignashevich, Berezutsky e Dmitry Kombarov; Glushakov (Denisov), Fayzulin, Samedov e Shatov; Kerzhakov (Kanunnikov) e Kokorin 
Técnico: Fabio Capello

Veja os gols de Argélia 1 x 1 Rússia pela Copa 2014 em 3D:

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade