Rio - Com a etapa de abertura marcada para 30 de março em Interlagos, São Paulo, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000, a principal competição de acesso à Fórmula 1, terá participação de seis pilotos brasileiros. O paranaense Alexandre Sperafico confirmou na manhã desta quarta-feira a assinatura do contrato com a European Minardi, equipe que vai defender nas 12 etapas previstas no calendário.
Alexandre é primo dos gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico, que também vão disputar a F-3000 internacional. Ele está na Inglaterra há duas semanas para definir sua presença no campeonato. A grande dificuldade, segundo ele, foi o grande envolvimento do empresário australiano Paul Stoddart, proprietário da European Minardi, com a equipe Minardi de Fórmula 1, fator que acabou por emperrar as negociações.
“Isso prejudicou bastante, porque todo o processo dependia do Paul", diz Alexandre, que acompanhou maior parte dos testes coletivos da F-3000. Nesta quarta, por exemplo, ele está no circuito inglês de Silverstone, onde todos os outros times da categoria participam de atividades preparatórias. O paranaense só fará um dia de teste antes da abertura do campeonato. Ele pilotará na próxima quarta-feira (20), em Donington Park.
A European Minardi também vai testar em Donington no dia 22, mas com o companheiro de Alexandre, ainda não definido. Giorgio Pantano, italiano que no ano passado correu pela Astromega, estava praticamente certo, mas o nome do belga David Saelens ganhou força nos últimos dias. "Existe a possibilidade de fecharem com o David só para a corrida no Brasil e, depois, voltarem a estudar a situação", revela Sperafico.