Rio - A NBA busca diversificar cada vez mais os seus negócios. E o seu novo alvo são os hispânicos residentes nos Estados Unidos. A liga de basquete pretende acertar para a próxima temporada, 2002/03, um contrato com uma das duas maiores emissoras do país que transmitem programas em espanhol.
A Univision tem um alcance de cerca de 8,4 milhões de domicílios e 95% da população hispânica; e a sua concorrente, a Telemundo, chega a 7,8 milhões e 88%, respectivamente.
Ao fechar em janeiro um novo contrato de televisionamento com a Walt Disney e a Turner Sports, até 2008, nos EUA, a NBA já teve a preocupação de incluir jogos em espanhol.
Entre outras iniciativas previstas pela direção da liga para atingir a população de origem latina, está ainda a criação de um canal de áudio em espanhol no site “NBA.com”. Atualmente, nove dos 29 times possuem rádios locais que transmitem nessa língua.
Na temporada, entre os latinos destacam-se o mexicano Eduardo Najera, reserva do Dallas Mavericks, o dominicano Felipe Lopez, do Minnesota Timberwolves e o venezuelano Oscar Torres, do Houston Rockets.
No Brasil - Em fevereiro, a NBA anunciou contratos com duas empresas para exploração dos direitos de licenciamento de mercadorias com a marca da liga e dos times no país e com um representante de marketing.