Rio - Líbano (dia 29 de agosto), Turquia (30) e Porto Rico (31), são os adversários do Brasil na primeira fase do 14º Campeonato Mundial Adulto Masculino de Basquete, em Indianápolis, de 29 de agosto a 8 de setembro. No sorteio realizado, terça-feira à noite, a seleção brasileira
ficou no grupo "B" e terá como adversários na segunda fase os três primeiros colocados do grupo "A": Iugoslávia, campeã européia, Espanha, Canadá e Angola.
“Vamos estrear contra uma equipe que não conhecemos, mas em um Mundial temos que respeitar todos os adversários e estarmos preparados para tudo. Acredito que, o nosso segundo jogo, contra a Turquia, será o desafio mais difícil desse grupo. A equipe é a vice-campeã européia e vem se organizando e se fortalecendo nos últimos anos. Jogam um basquete forte, de muito contato e vai nos exigir muito. Porto Rico é o adversário que conhecemos melhor, conta com dois atletas da NBA e sempre fez grandes confrontos com o Brasil.”
Segundo Hélio Rubens, apesar do equilíbrio do Campeonato as equipes tradicionais devem garantir suas vagas na segunda fase.
“Uma competição como o Mundial costuma apresentar dificuldades do início ao fim. As equipes vêm se reforçando e o campeonato será bastante forte e equilibrado. Nas outras chaves, acredito que as seleções tradicionais, como Estados Unidos, Rússia e Iugoslávia passem com menos dificuldades para a próxima fase.”
OS GRUPOS DO MUNDIAL
"A" - Iugoslávia, Espanha, Canadá e Angola
"B" - Brasil, Turquia, Porto Rico e Líbano
"C" - Estados Unidos, Alemanha, China e Argélia
"D" - Argentina, Rússia, Nova Zelândia e Venezuela