CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Estaduais
 Mundial 2002
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa admite mudar sorteio da Copa para agradar africanos
Sábado, 19 Janeiro de 2002, 15h48

Bamako (Mali) - A data tradicional do sorteio dos grupos da Copa do Mundo pode ser mudada para se adaptar ao novo sistema de eliminatórias da África, anunciou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) no sábado.

A Confederação de Futebol Africano decidiu usar a Copa das Nações de 2006 como eliminatória para a Copa do Mundo que será realizada no mesmo ano na Alemanha. O objetivo é descongestionar o calendário do futebol africano.

O problema é que, se a tradição for seguida, a Copa das Nações acontecerá em janeiro e fevereiro de 2006, enquanto o sorteio da Copa do Mundo deverá acontecer em dezembro de 2005.

Isso significa que o sorteio poderia ser realizado antes de se conhecer os representantes africanos. Abriria também a possibilidade das equipes saberem que um segundo ou terceiro lugar na Copa das Nações daria a elas um grupo mais fácil na Copa do Mundo do que se vencessem o torneio.

O presidente da Fifa, Sepp Blatter, admitiu que o sorteio da Copa de 2006 pode ser realizado numa outra data para contornar o problema. ``É muito improvável que façamos o sorteio sem que a África tenha designado seus representantes'', afirmou Blatter em uma coletiva em Bamako, antes do jogo de abertura da Copa das Nações deste ano, no sábado.

``Nem sempre fazemos o sorteio da Copa do Mundo em dezembro'', acrescentou. ``Se vocês se lembrarem, o sorteio para a Copa da Espanha, em 1982, foi feito em janeiro''.

Restam também dúvidas sobre como seria decidido o quinto e último representante da África neste novo sistema. A confederação africana informou que os quatro semifinalistas estarão automaticamente classificados para a Copa do Mundo, mas não especificou um critério para a quinta equipe. A decisão deveria ter sido anunciada no sábado, mas o presidente Issa Hayatou afirmou que os diretores ainda estão buscando uma solução.

Blatter confirmou uma vez mais que a Copa do Mundo de 2010 será disputada na África. ``A Copa do Mundo de 2010 será disputada na África'', declarou. ``O sistema de rotação começará em 2010, na África. Isso foi aprovado pelo Congresso (da FIFA), de forma que ninguém mais deve perguntar se a Copa do Mundo de 2010 será realizada na África''.

Ele também prometeu que não haverá influência africana no processo de seleção do país-sede. ``O comitê executivo da Fifa vai receber as candidaturas e tomará a decisão'', explicou.

Blatter declarou também que a decisão sobre a possibilidade de uma co-organização por dois ou mais países seria tomada apenas após a Copa de 2002, que está sendo organizada em conjunto por Japão e Coréia do Sul.

Reuters

 

 VEJA AINDA
Futebol africano
Fifa apóia fim das Eliminatórias
Mali e Libéria abrem Copa da África
Copa das Nações vira eliminatória na África
Copa da África pode dar vaga ao Mundial
Veja lista completa
Fifa
Fifa apóia fim das Eliminatórias
Copa em 2 países custa o dobro, diz presidente da Fifa
Fifa confirma Copa de 2002 na África
Cartola banido no caso Rojas pede perdão à Fifa
Veja lista completa
Copa 2006
Fifa apóia fim das Eliminatórias
Alemanha tem prazo para decidir cidades da Copa de 2010
Munique apresenta candidatura para virar sede da Copa de 2006
Sul-Americana mantém maratona das Eliminatórias
Veja lista completa
Copa 2010
Fifa confirma Copa de 2002 na África
Lazaroni detona Copa em grama sintética
Fifa admite Copa em grama artifical
Fifa admite dividir Copa de 2010 em duas sedes africanas
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade