Quito - O Equador admitiu no sábado que terá adversários poderosos em sua primeira Copa do Mundo, mas não pareceu muito preocupado com a estréia diante da tricampeã mundial Itália.
A equipe sul-americana, que surpreendeu nas Eliminatórias, jogará sua primeira partida no dia 3 de junho na cidade de Sapporo, no Japão, contra a Itália.
O segundo compromisso será contra a Croácia, terceira colocada no Mundial da França, em 1998. O terceiro será contra o México, que já se classificou para 12 Copas do Mundo.
A tradição dos oponentes não assusta o técnico colombiano Hernán Darío Gómez. Tranqüilo, ele afirmou que a Copa será uma grande oportunidade para que o Equador enfrente e aprenda com grandes seleções.
``Coube a nós um grupo forte, mas quero começar a trabalhar o mais rápido possível, para ter mais tranqüilidade'', declarou Gómez.
O Equador garantiu a classificação para seu primeiro mundial com um empate contra o Uruguai, em 17 de novembro, consolidando o segundo lugar uma semana depois, com outro empate frente ao Chile.
Sob a direção de Gómez, o Equador surpreendeu adversários como Brasil e Paraguai durante as eliminatórias sul-americanas deste ano.
A seleção confia na qualidade e experiência de jogadores que atuam no exterior, como o capitão Alex Aguinaga, que está no futebol mexicano, e o atacante Jaime Iván Kaviedes, que joga na Espanha.
Gómez apontou a Croácia, que joga no esquema 4-4-2, como o adversário que atua com o estilo mais parecido com o do Equador.
``Creio que estamos num grupo difícil, mas apaixonante: a Itália, por sua experiência em mundiais, deve se sobressair. A Croácia tem se destacado na Europa ultimamente. Com o México (...) disputamos muitas partidas, com muito equilíbrio. É definitivamente um grupo apaixonante'', afirmou, na Coréia, o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga.
O Equador ocupa atualmente a 37a. posição no ranking da Fifa. Itália, México e Croácia estão, respectivamente, em 6o., 9o. e 19o.
``É verdade que temos pouca experiência internacional, mas esta é uma boa oportunidade de colocar as metas que queremos atingir, para chegar o mais alto que pudermos. Se for chegar em primeiro, ou entre os primeiros, melhor'', declarou Kaviedes, numa entrevista na Espanha, onde atua pela equipe do Celta.