Rio - O paulista Thiago Medeiros encerrou nesta quarta-feira seus primeiros testes com um carro da Fórmula 3000 Européia, uma das categorias em que planeja competir na próxima temporada. O piloto, que disputa o campeonato da F-3 Sul-americana, treinou no autódromo de Panoniaring, no interior da Hungria, com a equipe GP Racing, atual vice-campeã com o italiano Thomas Biagi, que perdeu o título deste ano para o brasileiro Felipe Massa.
O jovem Thiago, de 19 anos, completou 50 voltas em um dia e meio de testes e ficou muito satisfeito com a experiência. Dentre as diferenças entre um carro de F-3 e F-3000, Medeiros destacou principalmente a potência do motor. Enquanto um F-3 tem quatro cilindros e 220 cavalos de potência, o F-3000 possui oito cilindros e 480 cavalos. "É mais que o dobro!", frisou o piloto.
“A primeira volta com o carro me deu uma sensação impressionante. O motor é muito forte com relação ao F-3 e tive algumas dificuldades no começo do treino em virtude dos vícios com o carro que estou correndo nesta temporada. Além disso, o F-3000 não tem um freio tão bom com relação à potência do seu motor e, por isso, cometi alguns pequenos erros e cheguei a sair da pista no primeiro dia de testes", contou o piloto, que esteve testando sozinho no circuito húngaro.
Os testes foram realizados no seco, mas com temperatura ambiente muito baixa, chegando aos 3 ºC na terça-feira.
A partir de agora, o piloto espera manter o contato com a equipe e continuar as negociações para a próxima temporada. "Eles gostaram bastante do teste e eu também estou muito satisfeito com a experiência e por já ter conhecido o carro e o pessoal da equipe. O objetivo agora é continuar trabalhando e buscando uma chance na temporada que vem", completou Medeiros que ainda disputa a última etapa da F-3 Sul-americana, em dezembro, e luta pelo vice-campeonato.