CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Volante da Barbarense assina gato por lebre na China
Sábado, 10 Março de 2001, 00h36

São Paulo - A experiência de Henrique, volante do Barbarense, no futebol chinês durou apenas 15 dias. Neste período, o jogador sequer esteve na China. Após acertar sua transferência ao Qingdao, Henrique se juntou aos companheiros do novo time em Sydney (AUS). Na cidade-sede dos últimos Jogos Olímpicos, ele participou da pré-temporada que o clube fazia, melhor alternativa para escapar do rigoroso inverno chinês.

Alguns dias em Sydney foram o bastante para o volante perceber que havia sido enganado. De início, ao contrário dos termos do pré-contrato assinado ainda no Brasil, teve de se submeter a um período de testes no clube, junto com outros três jogadores brasileiros. "Quando assinei o pré-contrato, seria o terceiro estrangeiro do time. Como cada time chinês pode ter quatro jogadores estrangeiros, estava tranqüilo. Em Sydney, descobri que teria de fazer testes com outros três brasileiros. Fui enganado. Não seria louco de trocar uma vitrine como o Campeonato Paulista por uma aventura", explicou Henrique.

No período de testes a que foi submetido, o volante quase não treinou fisicamente e disputou quatro jogos-treinos. Não foram o bastante para que fosse aprovado para ficar em definitivo. "Logo percebi que era tudo armação. Como meu empresário ficou na China, não tinha quem me defendesse. Alguém que pelo menos evitasse uma sacanagem. Perdi a vaga para o Alexandre Rosa (veterano, ex-zagueiro do Palmeiras) porque o técnico disse que ele era mais alto e também jogava como volante", lembra o jogador.

As tentativas de Henrique em convencer o treinador chinês a lhe dar uma chance pouco adiantaram. "Ainda tentei explicar que também jogo nas laterais e na meia, mas com chinês não tem conversa. É tudo do jeito que eles querem.

A frustrante passagem pelo futebol chinês trouxe Henrique de volta ao União. No último domingo, ele fez sua reestréia pelo Leão da 13, contra o Botafogo, em Santa Bárbara D’Oeste. No primeiro jogo, parecia fora de ritmo, com a cabeça em outro lugar. Talvez na China ou na Austrália, onde o volante aprendeu uma lição: sair do Brasil, só com contrato assinado. "Sou novo ainda e esta experiência serviu como lição para não confiar demais nas pessoas. No futuro, posso voltar para o exterior, até mesmo para a China. Mas só vou se estiver tudo certo no papel", promete o volante.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Campeonato Paulista
Elenco discorda da diretoria e quer volta de Rincón
Rincón pode trocar inscrição por dinheiro
Souza está pronto para voltar ao São Paulo
Celso Roth diz que não teme clássicos
Veja lista completa