CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa e União Européia voltam a adiar definição
Sexta-feira, 16 Fevereiro de 2001, 19h09

Bruxelas - Os especialistas da Comissão Européia e os representantes da Fifa se despediram sexta-feira com a promessa de encontrar uma solução final sobre a reforma do sistema de transferências para 5 de março.

"As conversas aconteceram num clima que permitiu aproximar pontos de vista. Podemos passar agora para a fase de redação final da reforma do sistema de transferências", disse o secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen, sexta-feira, ao fim de uma longa reunião com a Comissão.

Concretamente, segundo a Fifa, os grupos de trabalho vão iniciar a redação da reforma na próxima semana em Bruxelas. Em 27 de fevereiro, ocorrerá uma nova reunião técnica entre representantes da Fifa e da Comissão que deverá finalizar esta reforma. Em 5 de março, os presidentes da Fifa e da União Européia de Futebol (UEFA) deverão oficializar o acordo em Bruxelas.

Os pontos de divergência entre representantes dos jogadores e dos clubes, principalmente em relação aos contratos, são tamanhos que o otimismo da FIFA e da Comissão deve se apaziguar, segundo o FIFPro, sindicato de jogadores profissionais.

A Fifa, que apóia a posição dos clubes, acha que os jougadores menores de 28 anos devem respeitar contratros mínimos de três anos. No caso de ruptura, a FIFA propõe sanções esportivas para os jogadores.

O FIFPro aceita a idéia do respeito aos contratos durante três anos, mas só para os jogadores menores de 23 anos. A partir dessa idade, os jogadores só devem respeitá-los durante duas temporadas.

O FIFPro rejeita também qualquer idéia de sanção esportiva para um jogador que rescinda seu contrato. "Se as propostas da Fifa forem aceitas, as levaremos para a Justiça, já que são contrárias ao direito europeu", ameaça o sindicato dos jogadores.

Na sexta-feira, o FIFPro foi recebido de forma separada pela Comissão, antes de uma reunião desta por cinco horas com a Fifa, em Bruxelas.

"A reunião com a Fifa foi muito útil, e progressos importantes foram realizados, mas problemas técnicos devem ser ainda discutidos", indica um comunicado da Comissão Européia.

O executivo europeu se comprometeu em acabar con a reforma das transferências nos próximos 15 dias, repetiu um de seus porta-vozes sexta-feira em Bruxelas.

A Comissão acha que há mais de dois anos o sistema de transferências está em contradição com a legislação européia em matéria de livre circulação e livre concorrência.



France Presse


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fifa
Mudanças na lei dos contratos valerão só na Europa
Fifa promete dureza contra os passaportes falsos
Fifa e Uefa fazem acordo sobre negociação de jogadores
Sem jogar há 3 meses, Brasil lidera ranking da Fifa
Veja lista completa