CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maranhão é paraíso dos ‘gatos’
Domingo, 28 Janeiro de 2001, 10h03
Atualizada: Domingo, 28 Janeiro de 2001, 11h38

São Luís - A passagem da CPI da CBF/Nike pelo Maranhão, nos últimos dois dias, comprovou que o Estado é um dos campeões na transação ilegal de atletas e na adulteração da idade de jogadores de futebol. Em 21 horas de depoimentos, os deputados da comissão ouviram 13 testemunhas e pediram a prisão do vice-presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), o médico Antonio José Cassas de Lima, por falsidade ideológica e falso testemunho. Ele pediu habeas corpus e foi solto duas horas depois.

Cassas de Lima foi apontado pelas testemunhas como um dos chefes do esquema de falsificação de documentos e transação ilegal de atletas para o exterior. Entre as evidências levantadas nos depoimentos, algumas apontam a existência de blocos de certidões adulteradas com o carimbo do Cartório de Registro Civil da 3ª Zona na casa do vice-presidente da Federação. A tabeliã Margarida de Jesus Pinheiro revelou aos deputados da CPI que, em janeiro de 2000, cerca de mil certidões foram roubadas do cartório. O dirigente negou todas as acusações.

Outro depoimento importante foi do ex-jogador de futebol José Raimundo Lopes. Ele admitiu que chegou a adulterar a idade e o nome para poder jogar na Bélgica. Todos os depoimentos da CPI da CBF/Nike colhidos em São Luís foram encaminhados ao Ministério Público do Maranhão. Segundo o promotor de Investigação Criminal do MP, Ronald Almeida, todos os documentos serão analisados “para que sejam aplicadas as penalidades cabíveis”.

Agência RBS


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Médico é preso na CPI da Nike
Ex-dirigente do Moto Clube fala dos gatos na CPI
Supremo quebra o galho de Eurico e do Vasco
CPI da Nike promove audiência pública no Maranhão
Veja lista completa