CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CPI vai atrás dos ‘gatos’ no Maranhão
Sexta-feira, 19 Janeiro de 2001, 18h06

São Paulo - Uma subcomissão da CPI da Nike vai a São Luís, no Maranhão, para investigar denúncias de tráfico de menores para o exterior e os chamados "gatos", atletas com idade adulterada. Os deputados pretendem ouvir empresários, jogadores, dirigentes de clubes e membros da Federação Maranhense de Futebol, segundo informou a Agência Câmara.

A cidade é uma das grandes exportadoras de atletas, principalmente adolescentes. A CPI já constatou que mais de 500 profissionais já jogam em países da Europa, Estados Unidos, Japão e países do Oriente Médio.

Em novembro passado, a Comissão ouviu o atual presidente do Moto Clube, Luís Jandir Amim de Castro, e o ex-dirigente do clube, Antônio José Cassas de Lima. Diante dos deputados, Luís Jandir acusou Cassas de se apropriar de parte do dinheiro da venda de jogadores. Atual vice-presidente da Federação Maranhense de Futebol, Cassas de Lima também é acusado de patrocinar a chamada "fábrica de gatos" e de levar menores para jogar no exterior.

De acordo com o deputado Eduardo Campos (PSB-PE), a CPI está munida de documentos que comprovam que o Estado tomou a dianteira na exportação irregular de jogadores e na adulteração de documentos de jovens atletas.

No final do ano passado, o deputado Eduardo Campos trouxe da Bélgica o menor Fábio Faria, de 16 anos, que foi levado para jogar naquele país pelo empresário Ted Júnior. Depois de sofrer uma contusão e ter sido abandonado pelo empresário, o jovem atleta passou necessidade. Ao regressar ao Brasil, depôs na CPI na condição de testemunha do esquema de envio de menores para o exterior.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
CPI espera relatório sobre estádios
É pedida a cassação do mandato de Eurico Miranda
Pelé detona CPIs do futebol
Deputados fazem vistoria em São Januário
Veja lista completa