CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Final marca a 30ª batalha brasileira
Quarta-feira, 17 Janeiro de 2001, 18h59

Rio - Vasco e São Caetano vão lutar nesta quinta-feira, no Maracanã, pela conquista do título do trigésimo campeonato brasileiro. Ao longo das outras 29 edições - que já tiveram nomes como Copa União, simplesmente Campeonato Brasileiro ou a moderna Copa João Havelange - a vantagem é dos paulistas, que ficaram com 11 conquistas. O Rio de Janeiro vem logo em seguida com nove troféus. O Rio Grande do Sul mostra a força de seu futebol competitivo e aparece na terceira posição com nove títulos.

Impressionante o rendimento dos mineiros, que apesar da qualidade de seus times, só conquistou o Brasileiro uma vez, em 1971, na primeira edição, com o Atlético Mineiro. Bahia, Paraná e Pernambuco também têm um título. Mas o Flamengo luta até hoje para conseguir o título pertencente aos pernambucanos, conquistado pelo Sport em meio a bagunça que foi a Copa União de 1987.

Mas em termos de história, o Vasco dá de goleada no São Caetano. O time carioca, que já ficou com o título em 74, 89 e 97, luta pelo seu quarto troféu nacional. Já a equipe paulista ainda sonha com o título inédito.

Se a vantagem história é do Vasco, o São Caetano pode se agarrar a tradição do futebol paulista, que desde 1993 sempre coloca um time na decisão. Além disso, os times de São Paulo chegaram à final em 20 edições da competição. Os cariocas participaram da decisão 13 vezes, já que o Botafogo também foi finalista em 1971, pois o título brasileiro foi decidido num triangular.

O confronto entre paulistas e cariocas em decisões já se repetiu cinco vezes, mas a vantagem carioca é incontestável. Foram quatro títulos para o Rio de Janeiro - Flamengo em 83 contra o Santos, Vasco em 89 contra o São Paulo, Botafogo em 95 contra o Santos e Vasco em 97 contra o Palmeiras - e apenas um para São Paulo - Palmeiras em 72 contra o Botafogo.

Em termos de finais estaduais, apenas Rio de Janeiro e São Paulo conseguiram tal feito. Os cariocas decidiram duas vezes, em 84 (Fluminense e Vasco) e 92 (Flamengo e Botafogo). Já os paulistas conseguiram a proeza em seis ocasiões: 73 (Palmeiras e São Paulo), 78 (Guarani e Palmeiras), 86 (São Paulo e Guarani), 90 (Corinthians e São Paulo), 91 (São Paulo e Bragantino) e 94 (Palmeiras e Corinthians).

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa JH - reta final
Joel Santana busca 23º título como treinador
São Caetano entrega ingressos para torcida do Fla
Grêmio deve ir à Justiça Comum contra Ronaldinho
Márcio Rezende apita a final da Copa JH
Veja lista completa