CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Romário curte seu ano de ouro
Sexta-feira, 29 Dezembro de 2000, 02h18
Atualizada: Sexta-feira, 29 Dezembro de 2000, 14h55

São Paulo - Romário talvez nem precisasse disso, mas conseguiu em 2000 o que poucos jogadores no mundo sonham: aos 34 anos, virou quase uma unanimidade. O Baixinho não ficou livre de problemas. Perdeu decisões, enfrentou crises no Vasco e, ainda por cima, sofreu lesões, ainda que, contrariando a lógica da idade, elas tenham se tornado bem mais raras. Mas os obstáculos só não impediram que Romário fizesse gols, muitos gols.

Em 2000, ele demoliu recordes e barreiras. No melhor ano de sua carreira, já fez 73 gols em 74 jogos, deixou sua marca em partidas decisivas e inesquecíveis. Amanhã, ele tentará alcançar dois feitos ainda inéditos: a artilharia e o título de uma competição nacional.

– Romário está mais maduro, tem um aproveitamento incrível. Se tem quatro chances num jogo, faz dois gols. A colocação dele é cada vez melhor, graças à experiência – diz o coordenador técnico da Seleção, Antônio Lopes, técnico de Romário no início da carreira e em parte deste ano.

Contratado no fim do ano passado, depois de passar pelo Flamengo, Romário chegou a São Januário sob olhares desconfiados, mas foi conquistando seu espaço. Fernando Lima, o Zé Colméia, seu fisioterapeuta, foi contratado pelo clube.

– A gente vai ficando mais experiente, com cabelos brancos. Hoje sou realizado e feliz – diz Romário.

No início do ano, o artilheiro parecia perseguido por uma nuvem negra que o acompanhava desde os últimos meses de Flamengo. Na primeira competição, foi artilheiro, mas participou de uma das mais dolorosas derrotas da história do Vasco: o vice-campeonato no Mundial de Clubes. Dias depois, ele era novamente artilheiro, mas na goleada de 4 a 0 do Palmeiras na final do Rio-São Paulo, veio a primeira lesão no ano. O ambiente era péssimo. Enquanto fazia gols no Estadual, Romário trocava farpas com Edmundo.

Até que veio o primeiro show: três gols e uma ótima exibição na goleada de 5 a 1 sobre o Flamengo, na final da Taça GB. Pela sétima vez, ele seria artilheiro do Estadual, quebrando recorde de Zico e ganhando a queda-de-braço com Edmundo, que acabou emprestado ao Santos.

Romário era o artilheiro de sempre e o ambiente no Vasco era ruim como nunca. Eliminado da Copa do Brasil, com um elenco desunido, o time perdeu o Estadual para o Flamengo. Romário, com nova lesão, jogou no sacrifício. Mais um vice-campeonato e o corte da Seleção, que o acolhera de volta.

Mudou o semestre e com ele a sorte do artilheiro. A Seleção o chamou de volta. Foram sete gols contra Bolívia e Venezuela, a artilharia das Eliminatórias e novo recorde à vista: o Baixinho ficou a um gol de Zico, o segundo maior artilheiro da história da Seleção.

A última lesão do ano o tirou do jogo com a Colômbia, mas não o impediu de fazer novas exibições de gala. A maior foi na final da Copa Mercosul: três gols, uma heróica virada contra o Palmeiras e o título que faltava na volta ao Vasco. Romário ultrapassava Roberto Dinamite e se transformava no jogador com o maior número de gols numa só temporada pelo Vasco. Com gols decisivos na Copa JH, ele conduziu o time à final e se aproxima de um dos poucos títulos que não tem.

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Romário
Romário e Riquelme pesquisa no Uruguai
Romário chama Adhemar de anão
Romário chuta artilharia e só pensa no título
Romário reclama de recuo do Vasco
Veja lista completa
Copa JH - reta final
São Caetano fica só com 800 ingressos
Júnior Baiano sabe como derrotar São Caetano
Adhemar lamenta briga, mas diz que grupo não se abalou
Jair Picerni se envolve em briga durante treino
Veja lista completa