CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cruzeiro arranca empate do Vasco em São Januário
Sábado, 16 Dezembro de 2000, 18h12
Atualizada: Sábado, 16 Dezembro de 2000, 18h33

Rio - Depois de muita confusão durante a semana e da conseqüente mudança nas datas finais da Copa João Havelange, Vasco e Cruzeiro empataram em 2 a 2 -dois gols de Euller para a equipe carioca, com Fábio Jr. e Alex Mineiro marcando para os mineiros- na tarde deste sábado, em São Januário, na primeira partida pelas semifinais da Copa João Havelange. O jogo de volta será no próximo sábado, dia 23, no Mineirão.

Com o resultado, o Cruzeiro joga por resultados de empate -0 a 0 e 1 a 1- para chegar à final da competição. Ao Vasco só interessa a vitória. Novo empate em 2 a 2 levará a decisão para os pênaltis.

O outro finalista sairá do confronto entre São Caetano e Grêmio, neste domingo, no Estádio Olímpico. A equipe paulista, que venceu a partida de ida por 3 a 2, na última quinta-feira, no Parque Antarctica, joga pelo empate.

O Vasco, no entanto, volta a campo na próxima quarta-feira, para a terceira e decisiva partida da final da Copa Mercosul, contra o Palmeiras, no Parque Antarctica. Como não há vantagem de saldo de gols e cada equipe tem uma vitória - Vasco 2 a 0, em São Januário, e Palmeiras 1 a 0, no Parque Atarctica - se houver empate o título será decidido em cobranças de pênalti.

O início da partida foi animador. Com menos de 1 minuto de jogo, Jackson chutou cruzado da direita, a bola quicou e por pouco não enganou Helton, que não defendeu com certa dificuldade. A resposta vascaína veio logo a seguir. Juninho desceu pela direita e cruzou fechado, com Fabiano colocando para fora.

A promessa de um jogo repleto de chances de gol parou por aí. Apesar de as duas equipes chegarem bem ao ataque e arriscarem chutes de fora da área, as conclusões, quase sempre para fora, não levavam perigo. Enquanto a equipe mineira buscava as jogadas pela esquerda, com Sorín e Fábio Jr., o Vasco tentava explorar a velocidade de Juninho Paulista para fazer com que a bola chegasse a Romário e Euller.

Não adiantava muito. Com Romário voltando ao meio-campo para buscar jogo, o Cruzeiro passava a levar um pouco mais de perigo. Aos 30, Jackson cuzou, Sorín deixou passar e Fábio Jr. chutou para Helton espalmar a escanteio. Na cobrança de Ricardinho, Fábio Jr. cabeceou e o goleiro vascaíno quase aceitou, se recuperando e fazendo a defesa após soltar a bola.

Quando o 0 a 0 no primeiro tempo parecia ser inevitável, o Vasco inaugurou o placar. Aos 39, Jorginho Paulista rolou para Juninho Paulista, que ganhou de Cris e cruzou para Euller tocar e fazer Vasco 1 a 0, dando maior tranqüilidade à equipe carioca.

Em desvantagem no marcador, a equipe cruzeirense voltou para a segunda etapa partindo para cima, mas no primeiro contra-ataque, logo a 2 minutos, o Vasco definiu a vitória. Romário lançou Euller, Rodrigo e Cris falharam bisonhamente e o atacante vascaíno só teve o trabalho de tocar na saída de Fabiano.

O segundo gol vascaíno desestabilizou o Cruzeiro, que passou a ser dominado e envolvido pelo bom toque de bola do meio-campo vascaíno. Aos 11, falta na entrada da área, Romário cobrou e Fabiano fez boa defesa, espalmando para fora. Seis minutos depois, Euller arriscou de fora da área, novamente Fabiano espalmou e Sorín afastou o perigo.

Após ter tirado o lateral-direito Rodrigo para a entrada do meia Marcos Paulo, o técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari, mexeu mais uma vez. Com a entrada de Sérgio Manoel -que começara no banco por estar gripado- no lugar do inoperante Viveros, a intenção de Scolari era dar mais força ofensiva ao time e ter mais opções para os chutes de fora da área e cobranças de falta.

As substituições não surtiram efeito e o Vasco continuou mandando na partida. Aos 20, Euller passou de calcanhar a Jorginho Paulista, que rolou na entrada da área para Odvan, sem marcação alguma, isolar a bola e perder grande chance. Aos 27, Juninho inciou contra-ataque e lançou Romário, que com um belíssimo toque de primeira deixou Clébson livre para chutar rente à trave direita de Fabiano.

O castigo pelas oportunidades desperdiçadas veio aos 34 minutos. Fábio Jr. tabelou com Alex Mineiro, recebeu na frente e só venceu Helton no terceiro chute, após duas excelentes defesas de Helton. Sete minutos depois, Fábio Jr. cruzou da direita, Sorín errou a conclusão e Alex Mineiro não perdoou, matando no peito e chutando de voleio, sem chances para Helton.

O empate fez o Vasco sair em desespero para o ataque e buscar o gol que daria a vantagem do empate na partida de volta, no Mineirão. Apesar dos quatro minutos de acréscimo dados pelo árbitro Carlos Eugênio Simon, além de uma falta em dois lances na entrada da área cruzeirense, marcação que levou Luiz Felipe à loucura, o time mineiro segurou o empate e vantagem de jogar por dois empates para chegar à final.

Vasco
 
Cruzeiro
2
2
 
Ficha Técnica
Local São Januário
Público Não divulgado
Renda Não divulgada
Cartão
amarelo
Rodrigo, Jackson, Cléber e Alex Mineiro (Cruzeiro); Mauro Galvão e Juninho (Vasco)
Cartão
vermelho
Nenhum
Gols Vasco: Euller (39min e 47min) Cruzeiro: Fábio Jr. (79min) e Alex Mineiro (88min)
Juiz Carlos Eugênio Simon (RS)
Vasco Helton, Clébson, Odvan, Mauro Galvão e Jorginho Paulista; Jorginho (Nasa, 64'), Paulo Miranda, Juninho (Luisinho, 80') e Juninho Paulista; Romário e Euller (Pedrinho, 74'). Técnico: Oswaldo de Oliveira
Cruzeiro Fabiano, Rodrigo (Marcos Paulo, 55'), Cris, Cléber e Sorín; Donizete, Ricardinho, Jackson e Viveros (Sérgio Manoel, 61'); Oséas (Alex Mineiro, 74') e Fábio Júnior. Técnico: Luiz Felipe Scolari


L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Vasco
‘Tem que prender esse Lalau’, diz Felipão
Mauro Galvão lamenta bobeada vascaína
Romário reclama do calor contra o Cruzeiro
Advogado do Vasco garante escalação de Romário
Veja lista completa
Cruzeiro
Substituído, Oséas reclama do calor
‘Tem que prender esse Lalau’, diz Felipão
Advogado do Vasco garante escalação de Romário
Felipão ganha petecas em São Januário
Veja lista completa
Copa JH - reta final
Substituído, Oséas reclama do calor
‘Tem que prender esse Lalau’, diz Felipão
Mauro Galvão lamenta bobeada vascaína
São Caetano descarta influência do ‘efeito olímpico’
Veja lista completa