CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 Últimas Notícias
 Copa Davis
 Ranking Masculino
 Ranking Feminino
 Torneios
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Tênis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa Ericsson testa novas regras
Segunda-feira, 11 Dezembro de 2000, 17h16

São Paulo - O Masters da Copa Ericsson de Tênis, a ser jogado esta semana no Jockey Club, no Rio, vai testar algumas novidades que poderão fazer parte das regras do esporte no futuro. A mudança mais importante será o set curto, uma nova contagem de pontos, elaborada com a intenção de tornar o jogo mais rápido e, assim, mais atraente ao público e às transmissões por TV.

O set curto vai forçar também que todos os jogos sejam disputados em melhor de cinco -e não em melhor de três, como em diversos torneios da Associação dos Tenistas Profissionais -ATP.

A contagem dos games continua igual, com 15, 30, 40 e ponto. O número de games disputado num set diminui para quatro. Se houver empate por 3 a 3, a decisão vai a cinco. No caso de empate por 4 a 4 é jogado o tiebrekaer.

Assim, os sets poderão ter contagens como 5 a 4 - o que significa que foi decidido no tiebreaker, que continuará a ser de 12 pontos - 5 a 3 , o que quer dizer que houve empate por 3 a 3 - ou ainda 4/2, 4/1 ou 4/0.

Como as decisões tendem a ser muito rápidas, aumentou-se o número de set para cinco, com objetivo de dar oportunidade de reação a quem sair perdendo. A idéia pode pegar, mas já encontra muitas resistências. Vários tenistas dizem que no caso de uma quebra de serviço logo no começo da série não haverá tempo para reação, o que deixaria o jogo muito previsível. O teste verdadeiro será nesta semana no Rio, numa competição valendo prêmios em dólares e com jogadores de bom nível técnico.

O Masters da Copa Ericsson irá distribuir US$ 200 mil para oito jogadores. A competição seguirá os moldes do recente Masters Cup de Lisboa, com os tenistas divididos em dois grupos de quatro jogadores. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais e os vencedores disputam o título no domingo.

O tênis brasileiro terá o segundo, o terceiro e o quarto melhor jogadores, como Fernando Meligeni, número 100 do ranking mundial; André Sá, número 106, e Alexandre Simoni, número 162. Ainda participam da competição, os argentinos Franco Squillari - semifinalista de Roland Garros este ano - e Guillermo Coria, o chileno Nicolas Massu, o marroquino Karim Alami enquanto o peruano Luiz Horna, contundido, será substituído por um outro jogador.

Serão três jogos por dia em quadra rápida, já preparando os tenistas para o Aberto da Austrália, também disputado neste tipo de piso. As partidas têm horários marcados com 17, 19 e 20 horas.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa Ericsson
Brasil ganha mais um representante na final da Copa Ericsson
Simoni avança na Costa Rica
Chuva adia e Simoni joga na quinta
Massu briga contra brasileiros por título no Rio
Veja lista completa