CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polêmica quanto ao novo técnico da seleção feminina
Domingo, 26 Novembro de 2000, 01h05
Atualizada: Domingo, 26 Novembro de 2000, 01h05

São Paulo - A bagunça em que se encontra o futebol feminino chegou também à seleção brasileira. Foi criado um impasse para saber quem será o novo treinador. Técnicos e dirigentes não entram em acordo e quem perde é a modalidade, bastante desgastada após a Olimpíada de Sydney.

Uma das pessoas responsáveis pela organização do esporte no País e à frente da seleção desde 1995, Zé Duarte, comandante do time na Austrália, afirma não ter sido comunicado de seu desligamento. Auxiliar-técnico em Sydney, Wilson Riça, o Wilsinho, garante ser o treinador. Luiz Miguel de Oliveira, diretor da comissão de futebol feminino da Fifa, diretor da Conmebol e responsável pela categoria junto à CBF, é diplomático ao dizer que o nome do novo comandante não foi escolhido.

"A seleção foi desfeita após a volta de Sydney, quando todos deixaram de ser funcionários da CBF", disse Zé Duarte. "No entanto, nenhum membro da entidade me comunicou de que eu não seria mais o treinador. Portanto, aguardo pelo convite, para uma próxima competição."

Ele prefere não comentar sobre um possível desentendimento com Wilsinho. Se não ficar na seleção, afirma, vai continuar torcendo e incentivando as atletas. "A categoria é amada e odiada. Nos isolamos fora da seleção, mas nos unimos quando trabalhamos juntos."

Enquanto Zé Duarte vive uma incerteza, Wilsinho não tem dúvidas e chega a garantir ser o técnico. "Já conversei com o Luiz Miguel e ficou tudo acertado entre nós. Vou inclusive levar toda a minha comissão técnica (da Portuguesa) para a seleção."

Confiante, afirma estar projetando a reformulação da seleção e começando a observar jovens revelações, pensando no Mundial Sub-19, em 2002, na China. "Na minha análise, é preciso reformular. As `veteranas' estão fora. Vou começar do zero, com jovens."

Desmentindo o que disse Wilsinho, Luiz Miguel garante: "Não temos treinador, são apenas boatos. Os contratos com técnicos são feitos por competição e como a próxima atividade da seleção será só no segundo semestre, terei tempo para escolher." A principal tarefa de Luiz Miguel, no momento, é salvar o futebol feminino.

Ele participará de reunião com membros da CBF, amanhã, onde vai propor que os clubes de primeira divisão criem a modalidade feminina. "Nossa seleção faz sucesso fora do País e aqui, nem times temos", reclama. "Pretendo sensibilizar os dirigentes para termos representantes", completa. "Nos equiparamos a potências, como China, Noruega e EUA.

Necessitamos de uma profissionalização, com treinos duas vezes por dia, assistência médica e tudo mais."



O Estado de S. Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção feminina
Futebol feminino vive grave crise no Brasil
Wilsinho e derrota detonam crise no futebol feminino
Atacante diz que auxiliar técnico ameaçou agredir time
Seleção feminina chega nesta sexta ao Brasil
Veja lista completa
Futebol Feminino
Futebol feminino vive grave crise no Brasil
Futebol feminino dos EUA terá quatro brasileiras
China será sede da Copa do Mundo de futebol feminino
China vai ser sede do Mundial feminino
Veja lista completa