CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contra a CBF, Leão contrata advogados
Terça-feira, 31 Outubro de 2000, 21h07

Rio - Apesar de ter esperanças de reverter o quadro, o técnico da seleção Emerson Leão dificilmente estará presente no banco de reservas em sua estréia no comando da equipe brasileira, contra a Colômbia, no dia 15, pelas eliminatórias.

A própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já se manifestou favorável a que o técnico cumpra a punição. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu com uma suspensão de 20 dias ao treinador, que se encerra um dia após o jogo.

Por meio de advogados, Leão, que está descansado em uma de sua fazendas no centro-oeste, tenta mudar a situação. Duas possibilidades estão sendo exploradas na defesa do treinador. O argumento mais forte baseia-se no parecer da Confederação Sul-Americana, para quem punições em âmbitos nacionais não têm validade em jogos de eliminatórias da Mundial.

Mas, o Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF) é claro ao estender as suspensões por tempo a todas os jogos. O artigo 206, do CBDF, trata da questão: "A suspensão por prazo priva o punido de participar de qualquer partida, de ter acesso a recintos reservados de praças desportivas..." Um exemplo da aplicação desta lei está no caso do lateral-esquerdo Athirson, que ficou impedido de jogar por mais de um mês, neste ano.

Punido por uso de doping, o jogador não pôde ser convocado para a seleção no período. Até a tarde desta terça-feira, a CBF afirmava que o treinador cumprirá a suspensão. Outra possibilidade levantada por Leão era a de que uma parte da pena já tinha sido cumprida. A alegação era de que o pedido de efeito suspensivo teria sido encaminhado alguns dias após o julgamento em primeira instância. Depois da decisão do STJD, em segunda instância, o advogado do Sport, Carlos Alberto Faria, garantiu que o pedido de efeito suspensivo foi imediato. Ou seja, não haverá diminuição da suspensão, que vai durar até o dia 16.

Motivo- Leão foi suspenso porque ofendeu o árbitro Fabiano Gonçalves, na partida entre Sport e Internacional, pela Copa João Havelange. O juiz colocou a informação na súmula e o treinador foi a jugalmento. Na primeira instância, sofreu uma suspensão de 60 dias, pena que foi reduzida para 20 dias pelo STJD.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Leão
Sport só pensa em substituto de Leão no final da JH
Leão acaba com jejum da Ponte Preta
Leão afirma que Rogério Ceni pode bater faltas
Leão assume que vai usar a base de Candinho
Veja lista completa
Seleção
Romário deixa Vasco na mão, mas não desfalca seleção
Ronaldinho diz que esperava convocação
Nildo, do Sport, aguarda sua vez da seleção de Leão
Esquecidos por Leão se dizem decepcionados
Veja lista completa