CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Depois do vexame, Brasil se prepara para ‘linha burra’
Sexta-feira, 06 Outubro de 2000, 18h27
Atualizada: Sexta-feira, 06 Outubro de 2000, 18h28

Teresópolis - O vexame diante de Camarões criou um trauma na seleção brasileira: a linha de impedimento. Na derrota na Olimpíada, os jogadores brasileiros não souberam superar o manjado esquema armado pelos africanos, sendo flagrados, com freqüência, em posição irregular.

Agora, após a perda da medalha de ouro, o técnico interino Candinho decidiu ‘ensinar’ os jogadores a fugirem deste tipo de armadilha e não repetir o fiasco. Nesta sexta-feira, ele parou o coletivo diversas vezes para mostrar a forma correta de os atacantes se posicionarem e de os meias lançarem a bola. "Vimos vários teipes de jogos da Venezuela e eles utilizam muito a linha de impedimento", justificou Candinho.

Ao contrário dos jogadores da equipe olímpica, a seleção principal demonstrou bom aproveitamento na jogada, o que deixou Candinho satisfeito. "É preciso usar bem a diagonal para enganar a zaga", analisou. Não saber utilizar os lançamentos em diagonal foi um dos pontos fracos do Brasil na Austrália. Desta vez, Candinho decidiu se prevenir contra novas falhas.

Ausente na Olimpíada, o atacante Romário reconheceu que os erros cometidos contra Camarões foram o motivo para o treino. "Praticamos bastante para poder sair (da linha)", admitiu. Para o meia Juninho Pernambucano, responsável por boa parte dos lançamentos, o bom aproveitamento demonstra que o time está preparado para esse tipo de jogada. "Houve mais acertos do que erros."

Ao escalar a linha de frente com quatro jogadores do Vasco, Candinho conseguiu o seu objetivo de contar com um ataque entrosado. No coletivo desta sexta-feira, com duração de 45 minutos, o time teve um desempenho razoável, com destaque para as tabelas entre os quatro vascaínos: Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller e Romário. Os titulares venceram por 3 a 0, com gols de Cafu, Euller e Juninho Paulista.

Ponto de referência no ataque, Romário reconheceu que seu trabalho foi favorecido com a companhia dos companheiros de clube. "Fizemos mais de 10 partidas juntos", contou. Durante o coletivo, Romário recuou algumas vezes para abrir espaços para os outros jogadores, especialmete Euller e Juninho Paulista, que se revezaram nas jogadas de linha de fundo. "Com o pouco tempo de preparação, foi importante a utilização do conjunto do Vasco", observou Euller.

Após o coletivo, foram treinadas cobranças de falta, com a participação do goleiro Rogério Ceni. O são paulino teve o melhor aproveitamento entre os quatro batedores, Juninho Paulista, Juninho Pernambuco e Romário também praticaram. Apesar disso, Rogério só vai ter chance de bater em uma situação especial, como explicou Candinho. Juninho Pernambuco será o cobrador oficial.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção
Venezuela faz mistério para definir time
Rogério Ceni dá aula a cobradores de falta da seleção
Até Venezuela assusta Candinho
Venezuelanos prometem marcação implacável contra o Brasil
Veja lista completa
Eliminatórias Sul-Americanas
Venezuela faz mistério para definir time
Peru muda tática para derrotar altitude
Três brigam por última vaga no Equador
Uruguaios comemoram permanência de Passarella
Veja lista completa
Venezuela
Venezuela faz mistério para definir time
Rogério Ceni dá aula a cobradores de falta da seleção
Até Venezuela assusta Candinho
Venezuelanos prometem marcação implacável contra o Brasil
Veja lista completa