Elba acorda sem voz na véspera do São João, mas cita missão: "Gonzaga me deu a responsabilidade de não deixar o forró morrer"
Cantora mantém tradição e sobe ao palco do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, ao lado do filho e da neta
Em Campina Grande (PB), a véspera de São João tem sempre um brilho especial: o show de Elba Ramalho. Ela é tradicionalmente a responsável por entoar o hino do Maior São João do Mundo, a música Olha pro Céu Meu Amor, enquanto os fogos tomam conta do céu. E nesta segunda-feira, 23, não foi diferente, com o Quartel General do forró lotado para prestigiar mais uma apresentação da cantora paraibana.
No início do show, Elba confidenciou que acordou sem voz, mas que conseguiu se recuperar para fazer o seu espetáculo em Campina Grande. Ela foi recebida na festa com um espetáculo no céu, com 200 drones formando frases em homenagem à cantora, como Rainha do forró e Tum, tum, tum, bate coração.
Uma grande surpresa do show da paraibana foi a presença do filho Luã Yves, que nasceu em Campina Grande, justamente durante os festejos juninos de 1987, após um show da cantora com Luiz Gonzaga. Esta foi a primeira vez que o Luã se apresentou no palco do Maior São João do Mundo, arrancando sorrisos de orgulho da sua mãe e aplausos do público. Luã celebrou o seu aniversário no palco, com direito a bolo e coro de “parabéns”.
A apresentação ganhou ainda mais peso afetivo para a paraibana por causa da presença da neta Esmeralda. "Esperança para a perpetuação do forró", disse Elba. "Ela se sente em casa. Desde neném, ela escuta uma sanfona e fala: 'vovó'. E quase sempre ela acerta. Para ela, essa memória auditiva tem uma sanfona, uma zabumba e um triângulo", completou Luã.
"Gonzaga me deu a responsabilidade de não deixar o forró morrer", ressaltou a cantora antes de subir ao palco, onde homenageou alguns nomes da gênero musical, como o paraibano Antônio Barros, falecido em abril de 2025, o compositor pernambucano Jorge de Altinho e o paraibano Flávio José. E antes de cantar Morena Tropicana, de Alceu Valença, Elba ressaltou que não tem mais vinte anos, mas se diverte em seu show “como uma garota”.
Ao ser questionada pela reportagem do Terra, a rainha do forró reconheceu o São João não apenas como uma festa, mas principalmente como um sentimento. "É a festa da alegria. Não tem como você não ficar feliz no São João. Primeiro, têm boas comidas. Têm famílias junto, que é uma tradição em se encontrar, com mesas maravilhosas. O fogo que queima e que inspira também.Têm as cores e uma música extremamente alegre. E ainda comemora o nascimento de um santo que a gente adora, que é o precursor São João."
A noite contou ainda com os shows do sanfoneiro Guilherme Dantas, o cantor Diego Facó e a dupla Sirano e Sirino.
*Terraiá 2025: a cobertura do Terra para as festas de São João tem patrocínio de Amazon.com.br e Loterias CAIXA e apoio de Vivo e Pringles®.