> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Fantasmas
31 de julho de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

A revista Veja de 15/05/2002, informou que o primeiro-ministro do Japão Junichiro Koizumi, mudou-se da residência oficial em busca de um ambiente mais moderno. O povo não acreditou. Para eles, a mudança ocorreu devido as assombrações da mansão em que ele morava. Yoshiro Mori, o então primeiro-ministro do Japão há dois anos, declarou que, quando vivia na residência oficial, ouvia ruídos; além disso, portas e janelas se abriam sem que ninguém as tocasse.

A "alta estação" para quem deseja ver os fantasmas no Japão, acontece no mês de agosto, pois acredita-se que os espíritos dos ancestrais voltam à terra para visitar entes queridos. Se o morto está implacável em sua ira, os familiares japoneses oferecem objetos, alimentos e dinheiro. Mas antes de continuar o relato sobre o fato, vamos diferenciar uma aparição de uma assombração. A aparição, é alguém que "aparece", popularmente conhecido como "fantasma". É uma manifestação consciente, que, segundo os espíritas, não difere do modo de agir de um ser vivo.

A aparição pode reagir de uma solicitação, aparecendo nos lugares, fazendo os mesmos gestos que percorria quando vivo, para depois desaparecer. Para quem não acredita no Espiritismo, a aparição é bem conhecida da psiquiatria clássica, ou seja, pode ocorrer simplesmente pelo poder da imaginação.

A assombração é decorrente de um mecanismo que independe de um "espírito". É conhecido como Poltergeist, onde é possível verificar semelhanças com a declaração de Yoshiro Mori: "portas e janelas se abriam sem que ninguém as tocasse". O que pode ser feito para afastar as aparições ou assombrações? De acordo com uma reportagem do jornal Los Angeles Times, "é fundamental contratar um exorcista, que no Japão, prestam serviços para empresas grandiosas e são mais famosos do que artistas de televisão. Cobram entre 400 dólares a 160 000 dólares para espantar os maus espíritos".

Quando o jornal perguntou aos japoneses a aparência de um fantasma, estes declararam que as aparições assemelhavam-se com " seres que flutuavam no ar, como balões se desinflando". O que mais intriga os estudiosos dos fenômenos é o aumento do número de adeptos numa sociedade que valoriza a alta tecnologia. Para saber mais clique em colunas anteriores:
Exorcismo
Transcomunicação
Poltergeist
Vida após morte

Monica Buonfiglio