> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
20 de fevereiro de 2002
Exorcismo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A palavra exorcismo deriva do grego exorkizein, que significa "unir por juramento ou desalojar espíritos". O exorcismo envolve um procedimento feito apenas por pessoas preparadas e quem o pratica é chamado de "exorcista" e a pessoa afligida de "possuída".

A idéia do exorcismo é encontrada no mundo inteiro e em todas as tradições culturais. É mencionado inclusive nas escrituras hebraicas, no Velho Testamento em "1, Samuel" em que Saul se torna um possuído e Davi o exorciza.

No ministério de Jesus também está presente o exorcismo e o mais conhecido de todos é aquele quando um louco possuído por espíritos impuros invadiram uma vara de porcos e em seguida os animais dispararam sobre um precipício.

O exorcismo católico começa com Adjure te, spiritus nequissime, per Deum omnipotentem... que significa: "eu te ordeno, espírito maligno, pelo Deus Todo-Poderoso...".

Algumas pessoas com problemas mentais, poderiam estar sob a influência de um espírito obsessor. No Cristianismo, a possessão e o exorcismo estão associados ao mal e o processo de libertação é feito de forma dramática e violenta. Como já foi verificado nas sessões, objetos começam a voar, colocando em risco os presentes, principalmente o exorcista.

O que leva uma pessoa a ter condições de ser um possuído? O abuso de substancias toxicas, como o álcool ou drogas, por exemplo, além de emoções negativas e o exagero de palavras de baixa freqüência fazem com que a aura que protege os seres humanos diminua, favorecendo a permanência de espíritos ignorantes no seu campo vibracional.

Podemos dividir as formas de possessão em quatro.
Encosto: O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, banhos de água e sal ou orações como o Pai-Nosso ou o Credo, afastam este espírito inferior. Geralmente estes espíritos são de pessoas que desencarnaram e pertencem a família do possuído.

Espírito opressivo: O espírito tem a capacidade de vampirizar a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como um cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. Indica-se neste caso, que se utilize um saquinho de cor vermelha, sempre junto ao corpo para neutralizar a presença deste espírito. Também os banho de água com sal, são benéficos neste caso. A leitura do salmo 23 é o mais indicado contra o espírito opressivo.

Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas próximas de seu convívio. É bom frisar que aqui no Brasil de acordo com o espiritismo ou nas religiões afro-brasileiras como a umbanda e candomblé, existem os fenômenos de possessão de espíritos doutrinadores e iluminados, trazendo ao médium apenas benefícios.

Possessão: Neste caso, o espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenômenos de poltergeist (conjunto de fenômenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada).

O processo pode ser demorado, chegando a durar uma semana. Deve ser tratado imediatamente, pois este espírito pode levar a morte do possuído. Os exorcistas recorrem as preces, água-benta, defumadores, essências de rosas e arruda. O sal que é associado a pureza espiritual também é utilizado.

Monica Buonfiglio