> Esotérico  > Astrologia


  Capa
  Astrologia
   Seduzindo
   Combinações
   Seu signo
   Consultório
  Anjos
  Chakras
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
  Oráculos
  Salmos
  Vídeos e especiais
Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 31/01/2003
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores


Val: Ouvi dizer que os signos estão todos trocados, que aqui no Brasil eles são ao contrário da Europa, isso é verdade? Eu nasci em 25/5, sempre achei que fosse de Gêmeos, mas parece que sou de Sagitário... estou confuso.

Oi Val! Podes ficar tranqüilo, continuas sendo do signo de Gêmeos. Volta e meia aparece alguém com alguma teoria para fazer polêmica em torno da Astrologia, mas ao fim e ao cabo se revelam inconsistentes diante de um conhecimento de mais ou menos 6000 anos e que funciona tão bem...

      Essa teoria de "astrologia ao contrário", propõe que os signos no Hemisfério Sul do globo terrestre são opostos aos do Hemisfério Norte, baseando-se na relação simbólica dos signos com as estações do ano. Como as estações num hemisfério e outro são opostas, assim também deveriam ser os signos. Há certa lógica no raciocínio, mas este se invalida, antes de tudo, por apresentar um grande equívoco astronômico: não importa se estamos no sul ou norte da Terra, as posições dos signos zodiacais são as mesmas.

      O zodíaco é uma faixa, na esfera celeste, localizada ao longo do caminho do Sol (visto da Terra) e dividida em doze seções de 30º de extensão, os signos. Para ficar mais fácil de visualizar, imaginemos uma laranja como sendo a Terra e o zodíaco como uma cinta ao redor da laranja. Se colocarmos, paralelamente, um alfinete na parte de cima da cinta (Hemisfério Norte) e outro na parte de baixo (Hemisfério Sul), logo veremos que estes indicam as mesmas partes da cinta, ou seja, os mesmos signos.

     O simbolismo dos signos apresenta ligação com as estações do ano e ciclos da natureza, seguindo a ordem em que ocorrem ao norte da Terra, começando com Áries e a Primavera. É bom lembrar que os fundamentos do conhecimento astrológico foram desenvolvidos numa época em que se vivia em forte contato e total dependência dos fenômenos naturais, por habitantes do Hemisfério Norte, e que relacionaram os movimentos dos astros com sua experiência direta.

    Não podemos estabelecer esta mesma ligação na face sul do planeta, mas devemos adaptar às nossas estações. Este é o único ponto de diferença do ponto de vista do simbolismo astrológico para o Sul e o Norte. O significado essencial do simbolismo, contudo, permanece, levando-se em conta que, apesar das diferenças, o aspecto subjetivo da experiência é semelhante. No Hemisfério Norte o inverno rigoroso tem um aspecto mortificante, extinguindo a vegetação, com frio extremo, neve, longas noites, pouquíssimo Sol. Não poderíamos dizer o mesmo do calor extremo no Hemisfério Sul que, assim como frio, queima a vegetação e leva à desertificação? Assim como os seres do norte aguardam ansiosamente as flores e luzes primaveris, não anseiam os seres do sul pelo frescor e ventos outonais?

Amanda Costa