> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 30/05/2002
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores


Silvia: O retorno de Saturno pode significar morte? Consultei um astrólogo, que fez o meu mapa astral, e que me informou que posso vir a falecer exatamente na idade de 59 anos, por acidente automobilístico, Acidente este provocado por Saturno. Isso é provocado pelo "retorno de Saturno"?

Amanda Costa: Oi Sílvia! Tua pergunta traz à baila questões importantes em relação a Astrologia: o simbolismo e a interpretação da linguagem astrológica, o determinismo, a possibilidade de previsão da morte e de outros fatos.

O Retorno de Saturno ou qualquer outro trânsito planetário não causam ou provocam a morte, tampouco outros acontecimentos. Não são os fatores astrológicos que fazem os atos e os fatos. A escrita astrológica descreve o trajeto, mostra o script, mas quem faz a história é a pessoa.

A astrologia é uma linguagem simbólica e os símbolos podem ser interpretados de muitas formas, dependendo do contexto de tempo e espaço, de quem interpreta e outras variáveis. Como distinguir o caminho correto de interpretar? Antes de tudo, o bom senso é sempre um bom orientador, sábio que administra os toques da intuição, da sensibilidade e o conhecimento dos princípios astrológicos.

Quando na Idade Média os astrólogos faziam previsões, grande era sua margem de acerto, afinal, naquela época, as possibilidades de acontecimentos eram mais restritas e a vida mais previsível... guerra, paz, casamento, filhos, colheitas, vacas gordas e magras, pouca coisa além disso. Os tempos mudaram (ainda bem!) e a vida do homem contemporâneo é repleta de possibilidades de tudo.

Os trânsitos astrológicos, entre eles o Retorno de Saturno (retorno desse astro à posição de nosso nascimento que ocorre entre os 28-30 anos e entre 58-60 anos), indicam os ciclos de vida, etapas do processo evolutivo, descrevem a qualidade de nossas experiências, sobretudo no âmbito psicológico. Sendo assim, o que no simbolismo é identificado como “morte”, não deve ser interpretado literalmente, como o fim da existência física: tem um significado de morte simbólica, um momento de passagem, de fim de um ciclo e início de outro, um momento de mudança e transformação.

O conhecimento astrológico é sagrado e muito profundo, não pode ser interpretado de forma apressada. Além de precipitado e questionável, é muito perigoso ficar fazendo afirmativas de previsão de morte e outras coisas de natureza tão delicada, podendo gerar muitos conflitos e, até mesmo, influenciar a psique da pessoa, levando-a a concretizar a profecia.

Como fica a cabeça de alguém que ouve a previsão de que vai morrer num acidente automobilístico aos 59 anos, ainda mais quando já está com 55, como é o teu caso? Já se sente morta, não pode nem ver um carro... Socorro! Relaxa, Sílvia, sem paranóia. O Retorno de Saturno é um momento de crescimento, de aprofundamento e maturidade, de reorganização das experiências de vida, uma reestruturação para colheita dos frutos que plantamos. Vive legal, faz a tua história de vida, sem medo. O que termina nessa fase é só a juventude do corpo, porque a juventude da alma, esta é eterna!

Amanda Costa