> Esotérico  > Astrologia


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório Astrológico por Amanda Costa

Consulta do dia 26/10/2001
Envie a sua pergunta
Consultas anteriores

Estela: Tenho problemas de depressão, às vezes sinto vontade de sumir, já pensei em morte várias vezes. O mais difícil, ninguém me entende. A última coisa que escutei é que sou uma pateta.
Outra coisa que me incomoda é que, depois que entrei em depressão, engordei. Detesto ser gorda, tenho vergonha até de sair de casa. Isso vai continuar por muito tempo? É verdade que faz parte do meu mapa astral que nunca irei emagrecer? Conseguirei realizar meus sonhos? Beijos

Amanda Costa:

Oi Estela! Antes de qualquer análise astrológica, é importante que te olhes, de verdade, e reflitas sobre o que está acontecendo contigo. Que te perguntes o que teu corpo (engordar) e tua alma (depressão) estão querendo te dizer.

Quando em depressão, é comum as pessoas descuidarem de seu corpo e de sua aparência, muitas vezes caindo no desleixo e até falta de higiene. Aquilo que acontece no externo é uma extensão/expressão do que acontece no interno: como se arrumar por fora quando se está tão desarrumado por dentro? A idéia não é simplesmente justificar o engordar pelo fato de estar deprimida e sim compreender, ir mais além. O que estás afastando, querendo afastar, do que estás querendo te proteger, o que não estás querendo ver e viver?

A depressão, não há como ultrapassá-la, passar por cima, e sim passar por ela. Se isso não acontece, e não tomamos consciência do que está acontecendo com a gente, essa energia vai se alojar em algum lugar do inconsciente e pode exercer um domínio sobre nós. Numa situação de crise, o primeiro passo para transformação é aceitar a situação, e não negá-la, há que olhá-la tal como é. A própria crise nos ensina a como sair dela.

Engordar, não raro, é uma forma de, através do acúmulo de massa corporal, esconder-se e afastar-se da relação com o externo e da relação com os outros. Isso também acontece na depressão, quando há afastamento dos fatores externos e existe a necessidade de entrar para dentro de si. Há um movimento de descida, de mergulhar em nossas profundezas e é nesse processo que, muitas vezes, caímos na real. A cura está dentro de nós mesmos. A doença, a cura e o curador são todos uma coisa só.

A depressão é uma manifestação natural, desencadeada por fatores genéticos, psicossociais (perdas afetivas, materiais, etc., separação, acontecimentos estressantes, etc.) e neuroquímicos (baixo funcionamento da tireóide, derrame, medicamentos, etc.). Em termos de Astrologia, é importante salientar que não são os astros que influenciam esse estado de ânimo e nos fazem ficar deprimidos ou não. Como uma linguagem que se expressa através de símbolos, ela descreve um perfil de personalidade e o processo evolutivo do ser através de ciclos planetários. Pode-se, no entanto, identificar tendências de personalidade e períodos de tempo em que há possibilidade de alguém passar por uma fase de depressão.

No teu mapa astral, o que se vê é um grande potencial criativo, extrema sensibilidade no nível pessoal e em relação aos sentimentos de outras pessoas e uma capacidade de dedicação e entrega ilimitadas a uma causa. Há, porém, um padrão de resistência, uma espécie de freio e uma autocrítica extrema, o que pode comprometer a livre manifestação de tua energia. Isso, no entanto, não quer dizer que nunca conseguirás realizar teu potencial, pois a consciência de certos bloqueios e tua atitude de mudança pode romper com as amarras. Atualmente (em 2001 e 2002), há trânsitos do planeta Plutão (transformação e mudança) mexendo justamente nesses pontos nevrálgicos, o que denota a oportunidade e a propulsão para te libertares do que te impede de crescer e ser plena. É hora de parar e olhar bem para ti, sem máscaras, disfarces e subterfúgios, ver o que precisa ser mudado, refletir sobre como realizar a mudança e partir para a prática. Ao que parece, chegaste ou estás chegando no limite, momento de virada.

Amanda Costa